O principal grupo paramilitar do Sudão, no norte da África, entrou em confronto com as Forças Armadas do país nesse sábado.
Os paramilitares alegam terem tomado o controle do Palácio do Governo e de outros locais estratégicos. Os militares negam as informações.
Os confrontos que eclodiram nesse final de semana fazem parte de uma disputa de poder no país africano após a deposição, em 2019, do autocrata Omar Al-Bashir. O grupo que está no poder e os paramilitares da chamada Forças de Apoio Rápido, atuaram juntos para depor o ditador Omar quatro anos atrás, mas não entraram em acordo sobre a transição do poder.
Em nota, governo brasileiro diz que acompanha, com preocupação, os conflitos armados no Sudão. O Itamaraty informou que apoia a negociação entre as lideranças sudanesas para que se restabeleça um governo civil de transição.
Segundo o Ministério das Relações exteriores, existem cerca de 15 brasileiros no país que estão recebendo suporte da embaixada do Brasil na região.
Com informações da TV Brasil, da Rádio Nacional, em Brasília, Lucas Pordeus León.
Internacional Brasília 15/04/2023 – 18:43 Beatriz Arcoverde – Editora Web Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Sudão Conflitos no Sudão Itamaraty sábado, 15 Abril, 2023 – 18:43 1:23