Palestra em Areias – A eleição de Diego Teixeira (PP) ao cargo de prefeito de Amarante vai se consolidando.
As ruas de Amarante ficaram estreitas para comportar o público na ‘Caminhada da Família’ realizada nesta sexta-feira(23) pela coligação ‘A vitória que vem da força do povo’.
O Balão de Amarante foi o local da concentração, que recebeu um dos maiores públicos já vistos em eventos a céu aberto no município.
De acordo com a organização, o que seria uma caminhada que terminaria em uma palestra no bairro Areias, se transformou em um dos maiores eventos da história política de Amarante.
Para o público presente, a grandeza do evento seria uma resposta à atual administração, considerada “danosa” ao município.
O destino da caminhada foi o bairro Areias, onde candidatos e lideranças discursaram emocionados referindo-se à manifestação popular como a consolidação da eleição de Diego e Mateus Vilarinho (PR). Este último é candidato a vice pela coligação.
Saindo do Balão por volta das 19h30, a chuva e as faltas de energia não fizeram o público desistir da caminhada. “Somos abençoados”, diziam os integrantes referindo-se à chuva que caia durante a caminhada.
No trajeto, a organização manteve o respeito aos pacientes do Hospital de Amarante. “Vamos passar em frente ao hospital sem barulho, por favor!!!! Vamos fazer o que eles (na carreata do 13) não fizeram!”, disse a animadora da caminhada Dany Melody.
A carreata realizada nos dias 20 e 21 pelo candidato do PT, Clemilton Queiroz, e pelo atual prefeito foi um dos assuntos discutidos durante a palestra em Areias.
Candidatos, simpatizantes da coligação de Diego Teixeira e ex-aliados foram duramente provocados com foguetes em suas residências.
De acordo com o pastor Josineide Amorim, o município vive uma escravidão política. Ele intitulou a carreata de “falta de respeito para com a população”.
“Aquilo não foi uma carreata, mas uma falta de respeito com a população amarantina. Eles soltaram foguetes na porta da Igreja onde eu estava e na porta da minha casa, mesmo sabendo que eu tenho uma criança especial que não pode ouvir som de foguetes. Eles fizeram isso nas residências de muita gente, mas eu tenho certeza que Deus vai libertar Amarante dessa escravidão política onde o amarantino não pode expressar a sua opinião política porque é perseguido e caluniado”, disse ele.
O evangélico, Janiel Oliveira, ex-membro do grupo político do atual prefeito, Luiz Neto, não saiu de casa durante os fogos por medo de ser agredido.
“Houve uma falta de respeito. Não é possível que pessoas formadas permitam que o seu bando passe em frente a residências de cidadãos e soltem foguetes. Eu estava em casa, mas não saí com medo porque se saísse apanharia. No nosso comércio onde mora uma senhora de 95 anos fizeram a mesma coisa”, ratificou.
O líder político, Sebastião Campelo, assegura que a grandeza do evento denota o clamor da população por mudanças imediatas.
“Indiscutivelmente esta é a maior concentração cívica e política já vista dentro de Amarante. Este acontecimento demonstra a vontade de mudança do nosso povo, que é sábio e que tem uma arma muito importante que será usada no dia 2 de outubro, o voto”, disse Campelo.
O ex-prefeito de Amarante, Helcias Lira, disse ao Somos Notícia que o atual prefeito trouxe como foco da sua gestão mostrar um poder que não tem, enquanto o município está esquecido.
“Eu pensei que este evento se tratava de uma simples palestra, mas temos aqui um grande comício. Diego e sua equipe estão de parabéns! O povo compareceu mostrando o verdadeiro sinal da vitória. Atualmente, não existe administração em Amarante! O que existe é um prefeito que não tem compromisso com a Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Agricultura. A preocupação dele é de mostrar um poder que ele não tem”, afirmou.
O médico e ex-prefeito de Amarante, Dr. Agenor Lira, afirmou ao site que o público lhe causou emoção e que nunca tinha visto algo de igual proporção nos 44 anos de vida política.
“Eu não imaginava chegarmos com tamanha multidão nesta palestra. Esse público está acima de todas as expectativas. A vitória é de Diego Teixeira, indiscutivelmente! O Diego vai começar a administração do zero porque a Saúde, Educação e Agricultura estão acabadas, e o povo está consciente disso. Não há dinheiro que compre esse povo porque todos querem mudança. Eu nunca presenciei uma manifestação como esta, nunca vi nada igual a isto. Diego mostra que representa o caminho para Amarante”, considerou.
O agricultor diarista em Amarante, Chico Almeida, subiu ao palco pela primeira vez e declarou apoio a Diego e Mateus. Ele relatou parte da sua vida como homem do campo e revelou também a sua decisão e o desejo em apoiar Diego Teixeira.
O vereador Zé Ribeiro(PSB) também subiu ao palco. Ele afirmou que o verdadeiro líder não ameaça o seu povo. “Eu quero apenas relatar o orgulho de fazer parte desta campanha e de saber que essa eleição vai ser dos amarantinos. Todos os que estão aqui querem mudanças, querem o melhor para Amarante. O verdadeiro líder não é aquele que ameaça, mas aquele que respeita e sabe ouvir a sua população como você. A onda azul vem como uma tsunami para varrer tudo isso e devolver a prefeitura para os amarantinos”,
Mateus Vilarinho, candidato a vice-prefeito, afirmou que “o momento é de felicidade pela grandeza do evento”. “Não vamos encruzar os braços e nem esquecer o povo que está conosco em toda a caminhada”.
O candidato a prefeito, Diego Teixeira, falou emocionado ao público de Amarante. “Ninguém está forçado aqui neste evento! Todos estão por livre e espontânea vontade porque o espírito é de mudança. Eu nunca vi caminhada deste tamanho em Amarante! Este é o ato que melhor comprova que a vitória está do nosso lado e que Deus está conosco. O nosso município vai ter um prefeito que respeita o povo. Vamos tirar Amarante do buraco que ela se encontra. Eu acredito que vamos trabalhar para melhorar o nosso lugar”, concluiu ao saudar os familiares do líder político Walter Moura (In Memorian).