Press "Enter" to skip to content

Padre é afastado em Timon após denúncias de abuso de menores

Last updated on 18 de julho de 2025

A Diocese de Caxias decidiu afastar o padre Raimundo Luzia da Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada em Timon, Maranhão. A medida foi tomada após o recebimento de denúncias graves de assédio e estupro envolvendo menores. A Delegacia da Mulher (Dem) de Timon, por sua vez, já confirmou que uma equipe de investigação está averiguando os fatos, apesar de nenhum boletim de ocorrência ter sido registrado pelas vítimas até o momento. A equipe do Cidadeverde.com tentou contato com o padre Raimundo Luzia, mas não obteve retorno.

Anunciantes Somos Noticia

As denúncias chegaram à Diocese de Caxias em 13 de junho, levando à imediata criação de uma Comissão de Investigação Prévia (CIP). A apuração interna avançou, e na última quarta-feira (9), o bispo Dom Sebastião Lima Duarte recebeu o resultado das oitivas. Foram ouvidas duas adolescentes: uma de 16 anos na época em que teria sofrido o assédio, e outra de 17 anos quando supostamente foi vítima de estupro.

O processo canônico, que segue em segredo para proteger as partes envolvidas, caminha para a fase final. A previsão é que o bispo se reúna em breve com a Comissão Diocesana de Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis. O objetivo é concluir as peças finais do inquérito, que serão então encaminhadas ao Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano. Será a Santa Sé quem dará prosseguimento às investigações eclesiásticas e emitirá um parecer definitivo sobre o delicado caso.

Até que a investigação seja concluída e o posicionamento do Vaticano seja emitido, o padre Raimundo Luzia permanece proibido de celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia e de exercer quaisquer atos que exijam o poder da ordem sagrada. Em nota divulgada, a Diocese de Caxias, assinada por Dom Sebastião Lima Duarte, enfatiza a seriedade da situação: “Para quem é padre, habituado com estas coisas, isto já é um castigo, mesmo sem sê-lo formalmente.”

Compartilhe este post
28Shares