Pelo terceiro ano consecutivo, a Ouvidoria da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) ganha o primeiro lugar em quantidade de atendimentos feitos pelas ouvidorias da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Dentre as ouvidorias setoriais dos órgãos do estado, a Ouvidoria manteve-se na terceira posição, pelo segundo ano consecutivo, com destaque para o aumento no número de atendimentos no ano de 2024 em comparação ao ano anterior.
Em 2024, foram realizados e encaminhados 1808 atendimentos e, em 2023, 1216, ou seja, um aumento de quase 50% no último ano. Os dados são do Boletim de Indicadores da Ouvidoria Geral do Estado que pode ser acessado aqui.
Segundo o ouvidor da PC-PI, Ernani Uchôa Leal, o aumento no número de atendimentos a cada ano reflete a credibilidade que o setor tem diante da sociedade dentro e fora do Piauí.
“Somos procurados por piauienses residentes e não residentes no estado para sanarmos dúvidas, encaminharmos solicitações, dentre outros atendimentos. Isso prova o conceito de trabalho eficiente e responsável que a instituição criou pela ouvidoria’’, disse.
No ano passado, a Ouvidoria da PC-PI foi ainda pioneira no atendimento em libras, sendo a primeira dos órgãos de segurança do estado a realizar esse trabalho, que é resultado do aperfeiçoamento dos servidores da instituição, nesse caso do ouvidor da PC-PI, para atender melhor à população.
Para o delegado-geral da PC-PI, Luccy Keiko, os números reiteram o trabalho comprometido realizado pela ouvidoria, incentivado pela gestão que prioriza o atendimento rápido, acessível e cordial a todos. “Temos como meta sempre atender bem o cidadão que procura os serviços da Polícia Civil do Piauí e isso está sendo feito de forma primorosa pela nossa Ouvidoria”, ressaltou o delegado.
As demandas da Ouvidoria da PC-PI são registradas no Sistema FALA BR da Controladoria Geral da União – CGU. Tais demandas são referentes às reclamações, sugestões, elogios e consultas formais que o público geral realiza. Esse é um serviço que possibilita um atendimento especializado para o primeiro contato com a PC-PI em procedimentos em que o cidadão busca um relacionamento institucional diverso das demais atribuições da polícia judiciária.
Para entrar em contato com a Ouvidoria da PC-PI, basta ligar para o número 162, falar pelo WhatsApp 86 99984-5768, ir presencialmente na Delegacia-Geral nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h ou ainda enviar email para ouvidoria@pc.pi.gov.br.
Fonte: Polícia Civil do Piauí
Compartilhe este post