A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), em uma ação contínua da Operação Protetor dos Biomas, realizou nesta quarta-feira (4) duas ações de fiscalização nas cidades de Santa Quitéria do Maranhão e Pastos Bons. O objetivo das operações foi reprimir crimes ambientais.
Em Santa Quitéria, a ação se concentrou em uma localidade na zona rural. Na ocasião, a polícia investigava uma denúncia anônima de desmatamento e porte ilegal de madeira eucalipto. No local, a equipe encontrou, portanto, diversos trabalhadores realizando o corte da madeira e carregando caminhões.
Apesar da denúncia, o responsável pelo empreendimento apresentou uma licença ambiental emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Ainda assim, a Delegacia de Chapadinha ouviu dois responsáveis, liberando-os posteriormente.
Enquanto isso, em Pastos Bons, no Polo Parque Estadual do Mirador, os investigadores estiveram no Quilombo Jacu. Lá, eles averiguavam uma denúncia de supressão de vegetação nativa sem autorização legal. Nessa ação, os policiais orientaram os moradores sobre o decreto estadual que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais.
A Operação Protetor do Bioma foi lançada em abril. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Polícia Civil do Maranhão, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão, com a finalidade de prevenir e combater crimes ambientais.
Fonte: Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post