Last updated on 25 de setembro de 2025
– Tópicos –
Operação do Draco contra o PCC
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) cumpriu, na manhã desta terça-feira (23), 32 mandados judiciais contra indivíduos suspeitos de integrar uma organização criminosa com atuação na capital, Teresina. A ação, realizada de forma integrada pelas polícias Civil e Militar do Piauí, faz parte do programa Pacto Pela Ordem.
Bairros de atuação da operação
As diligências, coordenadas pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ocorreram em 13 bairros da cidade. Entre as áreas atingidas estão Planalto Ininga, Vila São Francisco, Vale do Gavião, Parque Alvorada, Cidade Leste, Parque Brasil, Santa Maria da Codipi, Matadouro, Samapi, Conjunto Frei Damião, Mafrense, Vila Santo Afonso e Bairro Joaquim.
A operação como desdobramento
O coordenador do Draco, delegado Laércio Evangelista, explicou que a operação é um desdobramento de uma ação anterior, deflagrada no ano passado, na qual foram identificados indivíduos que integram a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Inicialmente, os membros identificados eram da região Sudeste, no bairro Gurupi. A operação atual visa prender indivíduos que atuam em diversos bairros da capital.
“É mais uma operação visando combater as facções criminosas. A operação de hoje foi deflagrada em decorrência de uma anterior, na qual foram identificados indivíduos que integram o PCC (Primeiro Comando da Capital), inicialmente, indivíduos da região Sudeste, região do bairro Gurupi, e hoje, deflagramos essa operação para prender indivíduos que estavam atuando em diversos bairros”, afirmou o delegado Laércio.
Lideranças e antecedentes criminais
O delegado Charles Pessoa destacou que a investigação que subsidiou os mandados teve início no ano passado, após a apreensão de um menor de idade, e culminou na qualificação de 16 criminosos.
Entre os alvos da operação e os indivíduos qualificados durante as investigações, foi citado um que havia sido preso em 2023, solto e, posteriormente, detido novamente pela Polícia Militar por reincidência. Outro detido no contexto da investigação tinha passagem pelo sistema penitenciário.
Um dos mandados cumpridos nesta terça-feira foi direcionado a um suspeito que já se encontra custodiado no sistema prisional do estado do Maranhão. Durante as ações, foram realizadas várias prisões e apreensões de objetos diversos, como telefones celulares.

