O que a chocante fusão PGA-LIV significa para o golfe?

O que a chocante fusão PGA-LIV significa para o golfe?

Internacional

O PGA Tour, o DP World Tour e seu rival LIV Golf, apoiado pela Arábia Saudita, anunciaram que combinarão operações para criar uma nova entidade mundial de golfe, marcando um dos momentos mais importantes da história do esporte.

Em uma declaração impressionante que pegou o golfe de surpresa na terça-feira, o PGA Tour, com sede nos Estados Unidos, e o DP World Tour, da Europa, disseram que encerrariam um litígio de dois anos com os patrocinadores sauditas do LIV e formariam “uma nova entidade com fins lucrativos de propriedade coletiva”.

“Depois de dois anos de interrupção e distração, este é um dia histórico para o jogo que todos conhecemos e amamos”, disse Jay Monahan, comissário do PGA Tour.

Aqui está o que você precisa saber sobre o acordo controverso:

O que o acordo envolve?

As organizações disseram em um comunicado de imprensa conjunto que trabalharão juntas para permitir um processo para os jogadores do LIV Golf se inscreverem novamente como membros do PGA Tour e do DP World Tour, anteriormente conhecido como European Tour, após a temporada de 2023.

O nome da entidade recém-fundida e a estrutura precisa dos passeios ainda não foram anunciados. Yasir al-Rumayyan, governador do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, presidirá o conselho da nova entidade e Monahan, do PGA Tour, será o CEO.

A fusão inclui um acordo para encerrar todos os litígios pendentes entre as partes participantes.

Além disso, o PIF fará um investimento de capital na nova entidade para “facilitar seu crescimento e sucesso” e será inicialmente o investidor exclusivo.

Cada uma das três turnês seria responsável pelas chamadas operações “dentro das cordas” de sua própria turnê – seleção de local, operações de torneio, aplicação de regras e assim por diante.

Qual era o pano de fundo?

O LIV, financiado pelo PIF da Arábia Saudita, foi formado após uma série de discussões entre o PGA Tour e autoridades sauditas.

O circuito rival foi lançado em 2022 e atraiu vários jogadores de renome do PGA Tour, incluindo o jogador de golfe do Hall da Fama Phil Mickelson, o ex-número um do mundo Dustin Johnson, o atual vencedor do campeonato PGA Brooks Koepka e o australiano Cameron Smith.

Jogadores como Tiger Woods, Hideki Matsuyama e Rory McIlroy – que criticaram ferozmente o LIV – recusaram somas impressionantes do LIV Golf para permanecerem leais ao PGA Tour.

A brecha levou a uma série de ações judiciais e causou acrimônia entre jogadores que recorreram ao LIV e outros. O PGA Tour suspendeu membros que competiram em torneios LIV sem permissão, enquanto o DP World Tour multou jogadores.

Monahan disse por último Junho que os golfistas deveriam ter “vergonha” por ingressar no LIV Tour.

“Eles estão ajudando o regime saudita a ‘lavar’ sua reputação em troca de dezenas de milhões de dólares, ao mesmo tempo em que nosso governo está lançando mais evidências contundentes da culpabilidade saudita nos ataques de 11 de setembro.”

Qual foi a reação ao acordo?

O anúncio bombástico foi criticado por muitos jogadores do PGA Tour. A mídia americana informou que foi mantida no escuro sobre a fusão até a notícia ser divulgada na terça-feira.

Monahan descreveu uma reunião a portas fechadas na terça-feira com jogadores que permaneceram leais ao PGA Tour como “intensa” e “acalorada”.

“Reconheço que as pessoas vão me chamar de hipócrita”, disse ele, mas acrescentou que “as circunstâncias mudam”.

O americano Wesley Bryan e outros disseram que os jogadores ficaram chateados ao descobrir pelo Twitter.

“Vocês deveriam ter vergonha e ter muitas perguntas para responder. Sinto-me traído e não poderei confiar em ninguém dentro da estrutura corporativa do PGA Tour por muito tempo.”

Enquanto isso, a Anistia Internacional disse que a fusão é “mais uma evidência da marcha progressiva da lavagem esportiva saudita”.

“Está claro há algum tempo que a Arábia Saudita estava preparada para usar grandes quantias de dinheiro para abrir caminho para o golfe de primeira linha – apenas parte de um esforço mais amplo para se tornar uma grande potência esportiva e tentar desviar a atenção do atroz jogo do país. histórico de direitos humanos”, disse Felix Jakens, chefe de campanhas prioritárias e indivíduos em risco da Anistia Internacional do Reino Unido.

“Longe do glamour dos campos de golfe e das câmeras de TV, há uma crescente repressão na Arábia Saudita, com críticos do governo e ativistas de direitos humanos presos, uma série de julgamentos injustos e com a pena de morte amplamente utilizada, inclusive como ferramenta de política repressão.”

Em Washington, DC, um grupo que representa as famílias das vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 também acusou Monahan e o PGA Tour de “hipocrisia e ganância”.

An Byeong-hun, da Coreia do Sul, twittou que o acordo foi uma vitória para os torneios, mas não para os jogadores. “Acho que as equipes ao vivo estavam lutando para conseguir patrocinadores e o pga tour não podia recusar o dinheiro”, disse ele. “Vencedor para ambas as turnês, mas é uma grande perda para quem defendeu a turnê nos últimos dois anos.”

No entanto, a fusão recebeu apoio rápido do seis vezes vencedor principal Mickelson, o mais proeminente dos desertores do LIV.

“Dia incrível hoje”, twittou Mickelson.

Bryson DeChambeau, ex-campeão do US Open e um dos primeiros grandes nomes a se inscrever no LIV Golf, disse que se sentiu “mal” pelos jogadores que permaneceram leais ao PGA Tour.

Ele se esquivou de uma pergunta sobre o histórico de direitos humanos da Arábia Saudita, mas disse que a fusão foi “a melhor coisa que poderia acontecer ao jogo de golfe”.

Que incertezas permanecem?

Resta saber se o acordo será finalizado, pois ainda é um “framework”. O conselho de política do PGA Tour – que inclui McIlroy e quatro outros jogadores – tem que aprovar os arranjos finais.

McIlroy deve fazer uma declaração na quarta-feira.

Nenhum detalhe foi dado sobre como o acordo afetará o atual cenário competitivo do golfe, incluindo a elegibilidade para a Ryder Cup deste ano, embora as partes tenham dito que trabalharão nos próximos meses para finalizar os termos da fusão.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa