Prefeitura de Amarante, hospital e câmara discutem novas medidas para conter pandemia

Amarante

A Prefeitura de Amarante reuniu representantes de órgãos municipais e vereadores para, juntos, elaborarem novas medidas no combate ao coronavírus no município. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Saúde, a partir das 09h30.

Conduzido pela secretária de Assistência Social, Ana Tércia Carvalho, o evento teve como foco a união de forças na missão de conscientização coletiva da população de Amarante, tendo em vista o aumento dos casos de Covid-19 e de óbitos no município. Amarante chegou a 20 óbitos pela doença nessa quinta-feira.

Participaram do encontro o prefeito Diego Teixeira, a diretora do hospital Dr. Francisco Ayres Cavalcante – Nayra Camila, os secretários Ironilson Lima (Administração), Lindomar (Infraestrutura), Jesuíla Vilarinho (Educação) Claudiana Pereira (Saúde), Ana Tércia Carvalho (Assistência Social); coordenadoras de Saúde Luciana Noleto e Fátima Noleto, e ainda profissionais da Saúde; e também os vereadores Sebastião Campelo, Cinara Queiroz, Luan Brandão, Francisquinho, Clístenes Moura, Clara Brandão e Luíza Neta.

O município, segundo Ana Tércia, deve elaborar nos próximos dias um novo decreto como resultado das novas medidas apresentadas durante o encontro. Dentre as mudanças que vão passar a valer a partir do novo decreto estão: a intensificação na fiscalização aos comércios, a distribuição de máscaras, redução nos horários de funcionamento de bares e as aulas que passarão a ser unicamente remotas. Segundo ela, a previsão é que o novo decreto seja publicado no dia 15 de março, segunda-feira.

“Este é o momento de unir forças na fiscalização das tomadas de decisões no município. Quando a gente reúne esse número de representantes é porque queremos chegar o mais próximo possível da população e enviar o recado. Neste momento, Amarante precisa se conscientizar para nos ajudar, pois estamos todos cansados, considerando que chegamos ao momento mais difícil da pandemia, isso depois de um ano de luta intensa contra o coronavírus”, disse Ana Tércia.

As novas medidas, segundo a secretária, somente terão o efeito esperado se houver um novo comportamento e um maior comprometimento da população. “Nós reunimos esses órgãos do município para oferecer mais segurança à população, que precisa acatar as decisões como um benefício a ela mesma. Nós vamos voltar a fiscalização nos comércios, bares, restaurantes; limitar horários de estabelecimentos; entregar cestas básicas, máscaras e kits de higiene, tudo para tentar diminuir esse impacto”, finalizou.

O prefeito Diego Teixeira destacou os trabalhos da Saúde no combate à pandemia e falou com otimismo sobre o empenho dos participantes na nova tomada de decisões. “Nós temos desenvolvido um trabalho contínuo e eficaz com a Secretaria de Saúde no combate à pandemia, mas essa segunda onda chegou muito forte. A gente precisa somar os esforços de todas as secretarias para que elas nos auxiliem fiscalizando e divulgando as ações da prefeitura. Sempre temos colhido bons frutos, e desta vez não vai ser diferente! A reunião foi muito proveitosa, pois vimos que todos estão imbuídos em nos ajudar com ideias para cobrarmos maior rigidez nessas medidas”, disse o gestor.

A afirmação do prefeito foi ratificada pela diretora do hospital, Nayra Calmila. “Esse encontro comprovou que podemos discutir ações para combater a pandemia. Eu trouxe ao debate a realidade do hospital quanto à nossa capacidade de atendimento e como o hospital está se portando diante da pandemia. Os pontos e ações discutidos (na reunião) foram muito importantes para a população, e a gente espera alcançar êxito, de modo especial, agora, porque a pandemia está num momento muito crítico.”

Nayra assegura ainda que o público-alvo da pandemia mudou, deixando de ser idosos para alcançar crianças e jovens. “Não vamos esperar chegar na nossa casa a doença para nos preocuparmos. Vamos conter a doença evitando aglomerações e fazendo o isolamento. Sabemos que os comércios precisam ficar abertos, mas precisamos que os comerciantes façam a parte deles”, concluiu.

A secretária municipal de Saúde, Claudiana Pereira, assegura que o momento é de ajuda mútua na missão de conscientização da população. “A gente se sente, realmente, nesse dever de chamar a atenção das autoridades, de pessoas que representam o município para que possam nos ajudar. Esse é um trabalho cansativo, pois já estamos com mais de um ano nessa luta constante. O momento hoje é muito crítico, e precisamos somar forças com o apoio da comunidade, dos comerciantes e dos representantes para que nos ajudem nessa força tarefa de conscientização da população”.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Luciana Noleto, também falou ao Somos Notícia. Ela assegura que a população tende a se manter reservada. “Este foi um momento único. Eu achei importante porque compartilhamos com os demais a elaboração de estratégias para o alcance de um melhor resultado e colaboração. Sem dúvida, a população vai ficar mais reservada, principalmente com esse trabalho de conscientização que vamos iniciar”, pontuou.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Órgãos de Amarante | novas medidas em debate

Prefeitura de Amarante, hospital e câmara discutem novas medidas para conter pandemia
Novas medidas em debate

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa