Last updated on 3 de agosto de 2023
A Prefeitura de Amarante está realizando nesta quarta-feira um mutirão para emissão da nova carteira de identidade nacional. A ação é resultado de uma parceria entre a prefeitura, por meio do Instituto de Identificação, o Instituto Félix Pachêco e o Governo do Estado do Piauí, representado pela Secretaria de Segurança, através do TC PM Cledson Queiroz.
A representante do Instituto de Identificação do município, Raimunda Pachêco, informou ao Somos Notícia que “para a emissão, é necessário apresentar a certidão de nascimento atualizada ou de casamento, além do CPF”. O documento, segundo ela, “segue o modelo nacional e é isento de taxa”. O novo RG não possui chip, mas conta com um QRCode, e não há faixa etária definida para solicitar, podendo ser adquirido até mesmo por recém nascidos.
Para lidar com a demanda, o mutirão foi organizado com o objetivo de aliviar o setor de emissão, que já estava ativo na cidade. A equipe, enviada pela Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), está atendendo a população na sede da Assistência Social.
O TC PM Cledson Queiroz destacou a importância da parceria com a prefeitura e com a Secretaria de Assistência Social de Amarante para oferecer esse serviço à população. “Desde que assumi a Diretoria Militar da Secretaria de Segurança, nos colocamos à disposição da população de Amarante, fazendo parcerias, inclusive, com a Prefeitura do município, por meio do prefeito Diego Teixeira, e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do secretário Espoleta. No início do ano solicitamos uma equipe especializada para a emissão dessa nova identidade nacional, em Amarante, e deu tudo certo. A equipe já está na cidade, emitindo o novo RG para o nosso povo de Amarante.”
Leia mais:
A nova carteira de identidade nacional, ou o novo Registro Geral, representa um avanço significativo, permitindo uma identificação mais moderna e prática para os cidadãos do município.
“Esta ação, realizada em parceria com o Instituto de Identificação e o apoio do Instituto Félix Pachêco e do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, destaca a força da cooperação entre os diferentes setores. O mutirão realizado hoje reflete nosso compromisso em garantir eficiência e acessibilidade aos serviços, e estamos trabalhando incansavelmente para aliviar a demanda já existente. A Secretaria de Assistência Social está empenhada em contribuir para o bem-estar da população, e essa iniciativa é mais uma prova desse comprometimento”, afirmou ao Somos Notícia o secretário Jailton da Silva (Espoleta).
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
