A Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão da barragem de Boa Esperança em razão do aumento do nível do reservatório, tendo em vista o aumento das chuvas na região. A medida pode fazer alcançar nível de alerta em Floriano e Teresina.
De acordo com a companhia, o aumento da vazão é necessário por causa do nível dos rios que abastecem o reservatório, elevado devido às chuvas registradas nos últimos dias.
A vazão, que atualmente é de 600 metros cúbicos por segundo, será aumentada para 1 mil metros cúbicos por segundo, “diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição da manhã de hoje (27)”, informou a Chesf em nota.
“A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba”, diz ainda o comunicado.
Mesmo com o aumento da vazão, o nível do reservatório não deve diminuir, segundo informou o engenheiro hídrico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Roberto Fernandes. Segundo ele, as chuvas vão continuar na região Sul do Maranhão e do Piauí.
“Desde ontem, o mapa mostra chuvas nas últimas 24 horas. No Piauí choveu pouco, mas choveu no alto do rio das Balsas, no Maranhão. Assim, os rios Parnaíba e Uruçuí Preto, que abastecem o reservatório, não tiveram chuvas mas sobem de nível também. O mais importante agora é saber como vão se comportar as chuvas”, informou ao g1.
Ele completou dizendo que, com o aumento da vazão, algumas cidades que ficam às margens do rio Parnaíba poderão ser afetadas sem gravidade.
“As cidades acabam em alerta pela alta do rio Parnaíba, como Floriano e Teresina. Isso porque é praticamente o dobro da vazão e em Floriano o rio deve se aproximar da cota de alerta, mas dentro do que o rio suporta. Em Teresina, no fim da noite de amanhã [29] o rio deve aumentar também, o que não é comum por período, mas está dentro do normal”, disse ele.
Quanto às chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja de chuvas intensas e ventos fortes, desta vez, para todo o estado do Piauí. O aviso iniciou às 10h de segunda-feira (27) e segue até terça-feira (28).
Compartilhe este post