A Nasa deslocou seu foguete Space Launch System (SLS) para a plataforma de lançamento na Flórida, nos Estados Unidos, neste sábado (17), iniciando os preparativos finais para a missão Artemis II, que enviará quatro astronautas em órbita lunar em 6 de fevereiro.
O SLS, com 98 metros de altura, emergiu ao nascer do sol das portas do Edifício de Montagem de Veículos da Nasa no Centro Espacial Kennedy. O deslocamento lento até a plataforma de lançamento, a cerca de 6,4 km de distância, ocorreu a 1,6 km por hora. Centenas de funcionários e contratados da agência observaram o movimento.
A tripulação da missão Artemis II inclui três astronautas americanos e um astronauta canadense. O lançamento está previsto para 6 de fevereiro, mas a confirmação da data depende de um ensaio Geral crucial. Este ensaio, agendado para quatro dias antes, simula a contagem regressiva para identificar possíveis problemas.
A Artemis II é a segunda missão do programa lunar Artemis da Nasa, que custou bilhões de dólares. Após um voo não tripulado em 2022, esta será a primeira a transportar astronautas. Eles orbitarão a Lua em uma jornada de 10 dias, alcançando o ponto mais distante já atingido por humanos no espaço.
Preparativos da missão Artemis II à Lua
A missão Artemis II não pousará na superfície lunar. Patty Casas Horn, vice-líder de Análise de Missões e Avaliações Integradas da Nasa, explicou o motivo. “A resposta curta é porque não tem capacidade para isso. Não se trata de um módulo de pouso lunar”, afirmou.
Casas Horn detalhou a abordagem da agência. “Ao longo da história da Nasa, tudo o que fazemos envolve um certo risco, e por isso queremos garantir que esse risco faça sentido e aceitar apenas o risco necessário, dentro de limites razoáveis”, disse. “Então, desenvolvemos uma capacidade, testamos, desenvolvemos outra capacidade e testamos novamente. E chegaremos a pousar na Lua, mas o programa Artemis II é realmente sobre a tripulação.”
O foguete SLS da Nasa é deslocado para a plataforma de lançamento na Flórida, iniciando preparativos para a missão Artemis II.

Be First to Comment