A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (04) ao mutirão da dengue nos bairros Limoeiro, residencial Papai Vovô, Av Afrânio Filho, Conjunto Sinhá Ayres, Baixa Verde e Balão. O objetivo da ação, segundo o órgão, é recolher entulhos e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Combate à dengue
A campanha “Amarante contra o mosquito” visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção da dengue. A proliferação do mosquito Aedes aegypti pode ser evitada com medidas simples, como:
- Eliminar água parada de qualquer recipiente: vasos de plantas, pneus, calhas, garrafas e outros objetos que possam acumular água.
- Manter caixas d’água tampadas.
- Limpar calhas e lajes periodicamente.
- Colocar tela de proteção nas janelas e portas.
- Usar repelente e protetor solar.
Mutirão da dengue
O mutirão da dengue contará com equipes da Secretaria Municipal de Saúde que percorrerão os bairros recolhendo entulhos e outros materiais que possam servir como criadouros do mosquito. “A população é convidada a colaborar com a ação, descartando entulhos em locais apropriados e mantendo seus quintais limpos, diz a secretária de Saúde do município, Ana Tércia Carvalho.