Com lema “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”, acontece nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília/DF, a maior ação política de mulheres da América Latina com protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas: a Marcha das Margaridas 2023.
A ação estratégica é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), outras Federações e Sindicatos filiados, com o apoio de várias organizações parceiras.
Este ano, a FETAG-PI levará um total de 25 ônibus de todas as regiões do Estado, o que equivalerá a mais de 1250 mulheres trabalhadoras rurais piauienses no ato. A FETAG-PI teve apoio do Governo do Estado e de deputados estaduais que ajudaram em parte do custeio dos ônibus. A concentração será no Domingo (13), onde sete ônibus sairão, às 19h da frente da sede da Federação na Avenida Frei Serafim, ao lado do Ministério do Trabalho, Centro.
A capital do Brasil receberá mais de 100 mil mulheres nesta 7ª edição. A Marcha das Margaridas é um evento de grande repercussão nacional e internacional, fomenta desde o ano 2000, objetivo dar mais visibilidade, reconhecimento político e social, cidadania e autonomia econômica para as mulheres, luta por igualdade e liberdade, além de denunciar a exploração, a violência e o machismo nas sociedades do mundo inteiro.
“Esse ano estamos em um cenário de um governo popular, democrático e estamos nos organizando em Caravanas aqui no Piauí. A Marcha das Margaridas reafirma a nossa força, a nossa luta e quero contar com cada uma das companheiras nesse processo. Teremos grande participação com 25 ônibus saindo de todas as regiões do nosso Estado rumo à Brasília”, afirmou a secretária de Mulheres da FETAG-PI, Marlene Veloso.
Compartilhe este post