O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou, na última segunda-feira (03), visitas a três empresas e cooperativas de coleta e reciclagem de materiais em Teresina, a fim de conhecer o funcionamento e apresentar o projeto “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”. As atividades foram coordenadas pelas promotoras de Justiça, Áurea Emília Bezerra Madruga e Carmelina Maria Mendes de Moura.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina (SEMAM), bem como a gerente do Núcleo de Educação Ambiental da SEMAM, Naisis Castelo Branco. Os locais visitados foram a ONG “Emaús Trapeiros” e as Cooperativas “Coopcata 3R” e “Recicla Codipi”.
As promotoras destacam que ação é decorrente do Projeto “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, no qual são previstas atuações voltadas ao incentivo na criação e no desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Além disso, o projeto visa a formalização dos catadores de resíduos sólidos e o estímulo à desativação de lixões em âmbito estadual que, conforme a Lei n° 12.305/2010, consiste em instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.