O Ministério Público do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), realizou nesta terça-feira, 31, a palestra “Janeiro Branco: Saúde Mental o Ano Inteiro”, com o médico psiquiatra e professor universitário, Leonardo Luz. O evento ocorreu no auditório da sede do Ministério Público, na zona Leste de Teresina. O Programa Bem Viver no MP é uma iniciativa para o desenvolvimento de atividades de integração e aperfeiçoamento para membros, servidores e estagiários da instituição. A realização da palestra contou com a parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF.
A campanha Janeiro Branco foi criada com o objetivo de colaborar com a cultura da saúde mental na humanidade. A cada ano, o Ministério Público do Piauí promove ações voltadas ao desenvolvimento de uma cultura para a saúde da mente, do corpo e das relações sociais como um todo.
“Todo ser humano precisa aprender a cuidar da sua saúde mental e da saúde mental das pessoas com quem convive e se relaciona no dia-a-dia, essa importância também se estende ao ambiente de trabalho, lugar onde passamos maior parte do nosso tempo”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, ao abrir oficialmente a palestra.
O diretor do CEAF, procurador Fernando Melo Ferro Gomes, destacou a importância da abordagem do assunto durante o ano inteiro. “É necessário que esse tema sobre saúde mental seja abordado de forma recorrente. Falar sobre saúde mental deve ser uma constante porque cuidar da nossa mental é parte imprescindível para o nosso equilíbrio”, avaliou.
Os participantes ouviram também a promotora de Justiça Cynara Barbosa, coordenadora do SQVT.
O médico e professor universitário Leonardo Luz foi apresentado pela promotora de Justiça Cláudia Seabra, chefe de Gabinete do PGJ. “Agradeço penhoradamente a honrosa presença desse médico brilhante. Leonardo Luz tem contribuído de forma significativa e relevante com a medicina brasileira, em especial com os assuntos sobre a saúde metal. Por esses e outros predicados que ele carrega, muito satisfaz tê-lo aqui e ouvir suas experiências”, destacou.
Leonardo Luz é graduado em medicina pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Foi o conselheiro efetivo mais jovem da gestão 2014-2019. Fez residência em Psiquiatria na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É mestre e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. É membro das Sociedades Brasileira e Piauiense de Bioética. Tem se dedicado a estudos de temas relacionados à psiquiatria e à bioética, especialmente nas áreas de prevenção ao suicídio, saúde mental dos médicos e sexualidade humana.
Ao final da palestra, foi realizado um momento de perguntas e resposta com o médico. Ele esclareceu dúvidas dos participantes e, em seguida, recebeu um certificado das mãos das promotoras de Justiça Cynara Barbosa e Cláudia Seabra.
Fechando o evento, a analista ministerial de psicologia, Liandra Nogueira, falou do serviço oferecido pelo MPPI aos seus integrantes.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post