A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do direito à saúde, promoveu nesta quarta-feira, 14 de setembro, uma audiência itinerante para analisar a situação da ocupação de leitos utilizados por pacientes de longa permanência no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Além disso, realizou uma visita à enfermaria do hospital, a fim de verificar a assistência prestada às crianças internadas. As atividades foram coordenadas pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.
No início das explanações, o promotor relembrou a situação de cada paciente e destacou os encaminhamentos feitos na última audiência.
Os representantes do Hospital de Urgência de Teresina e do Hospital Infantil Lucídio Portela apresentaram as atualizações do quadro clínico de cada paciente. Das crianças apresentadas, todas são residentes no interior do Piauí e do Maranhão e permanecem internadas nos hospitais. Com relação às pendências verificadas, os representantes das instituições informaram as providências adotadas.
Ao final da audiência, o promotor realizou uma visita técnica na enfermaria do HUT, onde estão internadas as crianças. Na ocasião, foi verificada a boa prestação dos serviços por parte do hospital, com a disponibilidade de equipamentos e equipe treinada para a assistência adequada.
Ficou deliberado que a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI) comprove em 15 dias a aquisição de aparelho respiratório e adequação estrutural necessária ao recebimento de pacientes nos hospitais de Elesbão Veloso e Bom Jesus. Uma nova audiência será realizada no final de outubro para eventuais encaminhamentos. Estiveram presentes, ainda, representantes da Fundação Municipal de Saúde.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post