MPPI conclui sexta edição do programa Reeducar com homens envolvidos em casos de violência doméstica

Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), concluiu a sexta edição do programa Reeducar com homens envolvidos em casos de violência doméstica, nessa terça-feira (31).

Ao final do nono módulo, que aconteceu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPI), foi realizada a entrega dos certificados dos reeducandos após conversa na qual todos puderam relatar como foram as suas experiências no programa e o que mudou nas suas vidas com as vivências em grupo.

O reeducando de iniciais T. C. F. falou, emocionado, sobre sua participação no programa. “Aqui, a gente teve a oportunidade de falar, se expressar e mudar, com tudo o que aconteceu. Teve a chance de trocar ideias com outros colegas que passaram por casos semelhantes. Participar de todos os módulos com as rodas de conversas e orientações foi muito importante para o nosso processo de melhoria enquanto homem, enquanto ser humano”, ressaltou.

Presentes em todos os módulos, a promotora Amparo Paz e a psicóloga Cynara Veras, do Nupevid, falaram da necessidade do programa Reeducar para todos os envolvidos.

“Já estamos na sexta edição do programa Reeducar, que começou há seis anos. Se pudéssemos, faríamos duas edições anuais, pois a demanda e a necessidade de transformações na mentalidade masculina perante a mulher é grande. Com o fim de mais uma edição, reitero como é gratificante estar à frente do Reeducar. Afinal, é um modo de diminuir os índices da violência contra a mulher no Estado, e é fundamental que o programa cresça cada vez mais’’, pontuou Amparo Paz.

A psicóloga Cynara Veras reiterou a importância do programa Reeducar ao pontuar o baixo índice de recidivas. “Depois de todas as edições, existe apenas um caso de reincidência na violência, e isso é muito positivo, pois mostra que o programa está dando resultados”, destacou.

Ela ainda explicou que o programa recebe muitos reeducandos e que a assiduidade e o comprometimento deles são primordiais para essas boas respostas. Dessa forma, através dos resultados do Reeducar, o Nupevid ajuda a mudar as realidades de muitos homens, mulheres e famílias.

Programa Reeducar
Criado em 2016, o programa Reeducar é uma iniciativa da promotora Amparo Paz, coordenadora do Nupevid do MPPI. O Reeducar busca contribuir com a diminuição dos casos de violência contra a mulher a partir de um processo de reflexão e conscientização de homens envolvidos em contexto de violência doméstica e familiar.

Temas como a ressignificação da masculinidade, saúde do homem, relação entre pais e filhos, o uso abusivo de drogas e álcool foram discutidos durante os últimos meses dessa sexta edição, para que os reeducandos do programa pudessem conviver em sociedade mais conscientes enquanto companheiros, pais, filhos e amigos.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa