O Ministério Público do Piauí colaborou com a instalação do Sistema Nacional Balística (SINAB) no estado. A inauguração das instalações ocorreu na manhã de ontem, 16 de janeiro, na sede do Instituto de Criminalística Vital Araújo. O Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico do MPPI, João Malato Neto, e a Coordenadora do Gacep/MPPI (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), Fabrícia Barbosa, participaram da solenidade.
O Sistema Nacional de Análise Balística vai fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações e aumentar a taxa de resolução de crimes cometidos com arma de fogo. O modelo automatizado vai rastrear munições e fará correlações com outros casos para saber se a mesma arma foi utilizada em mais crimes. Até o momento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição das ferramentas de alta tecnologia (https://fbdh.org/conheca-o-sistema-nacional-de-analise-balistica-sinab/)
A implementação no Piauí do SINAB é resultado de um convênio entre o Estado e o MJSP celebrado em 2022. Foram investidos R$ 6 milhões pelo MJSP para a implantação do SINAB.
A contribuição do Ministério Público do Piauí consistiu na doação de equipamento, através da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular a Promotora Carmelina Moura, que viabilizou a instalação das ferramentas de alta tecnologia.
Com informações e fotos da Secretaria de Segurança Pública
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post