Last updated on 5 de julho de 2025
Dois suspeitos envolvidos no sequestro de Jorge Gabriel Carvalho, um adolescente de 14 anos, que ocorreu no município de Monsenhor Gil, a cerca de 60 km de Teresina, morreram em confronto com a polícia na noite de sexta-feira, dia 27. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que continua as investigações. O homem apontado como mentor do crime, Ítalo da Silva Araújo, permanece foragido.
A operação que culminou no resgate do adolescente e no confronto teve início na tarde de sexta-feira. Cinco pessoas – dois homens e três mulheres – foram presos após Jorge Gabriel ter sido encontrado em um cativeiro no município de Nazária, localizado a aproximadamente 40 km de Monsenhor Gil, onde havia sido sequestrado na noite de quinta-feira, dia 26.
Ainda durante a noite de sexta, outros dois suspeitos foram localizados. No momento da abordagem policial, eles teriam reagido, dando início ao confronto. “Ambos foram baleados, receberam os primeiros socorros no local e foram imediatamente encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT)”, informou a SSP-PI em nota oficial. Posteriormente, as mortes dos dois suspeitos foram confirmadas. A SSP reitera que Ítalo da Silva Araújo, o suposto mentor do sequestro, segue foragido e as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes e responsabilizar os envolvidos.
Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, Ítalo já estava sendo monitorado pela polícia, o que facilitou o planejamento para localizar o cativeiro e resgatar o adolescente. O mentor do sequestro tem um histórico criminal extenso: foi preso e condenado por assassinato, fugiu da penitenciária em 2021 e, ao ser solto em 2023, rompeu a tornozeleira eletrônica. Ele também é suspeito de aplicar golpes em comerciantes, fingindo ser membro de facção criminosa, e de extorquir outras vítimas. “Existia uma investigação em andamento contra o principal suspeito e sua companheira. Ele já vinha extorquindo comerciantes e evoluiu para um crime ainda mais grave: o sequestro. O alvo foi o adolescente, com o objetivo de exigir dinheiro do pai, que é comerciante. Mas não funcionou”, explicou Anchieta.
A companheira de Ítalo, Maria Amanda Ferreira da Silva, também é suspeita de envolvimento em crimes de roubo qualificado e extorsão. De acordo com a SSP, o grupo contou com apoio logístico de outros comparsas, que cederam um carro e uma casa na zona rural de Nazária para ser usada como cativeiro.
Almerindo Carvalho, pai de Jorge Gabriel e empresário da construção civil, relatou à imprensa que os sequestradores entraram em contato na manhã de sexta-feira pedindo R$ 250 mil pelo resgate do filho. “Eles queriam Pix e eu disse que só dava em espécie. Aí [o valor] foi baixando. A gente estava muito tenso. Disseram que se eu colaborasse tudo ia ficar ok”, lembrou o pai. Apesar da pressão psicológica, Almerindo não cedeu à extorsão. Ele acredita que sua atividade profissional influenciou o rapto.
Leia também:
- Adolescente de 14 anos é sequestrado em Monsenhor Gil; família e polícia se mobilizam
- “Mentor de sequestro em Monsenhor Gil já extorquia comerciantes na região”, diz delegado
- Jovem de Monsenhor Gil é encontrado vivo; Draco liderou o resgate






