O Ministério Público do Piauí, por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular a promotora de Justiça Carmelina Moura, e com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – Caoma, que tem como Coordenadora a promotora de Justiça Áurea Emília, realizou, na quarta-feira, 09 de fevereiro, reunião com representantes do Consórcio Bio Parque Zoobotânico, responsável pela atual gestão e manutenção do Parque, e com a Superintendência de Parceria e Concessões – SUPARC.
A reunião teve como objetivo acompanhar as ações iniciais realizadas pela nova gestão do Parque e subsidiar a atuação da 24ª Promotoria de Justiça nos autos do inquérito civil n. 000120-172/2015.
Os representantes do BioParque afirmaram que o consórcio está à disposição para apresentar ao MPPI as informações necessárias e detalharam as ações iniciais ja realizadas até o momento, no que diz respeito à infraestrutura, à limpeza, ao pleno funcionamento do CETAS, permanecia do Batalhao Ambiental no Parque, alimentação e cuidados com os animais.
Participaram da reunião Norberto Campelo, Ana Maria Campelo, Luis Neto Rego, representantes do Consórcio Bio Parque Zoobotânico, e Érica Andrade e Caroline Pinto – representantes da SUPARC, e o Lucas – diretor de Parcerias da SEMAR.
A promotora de Justiça Carmelina Moura reafirmou a atuação ministerial no acompanhamento das ações da nova gestão, no tocante ao Plano de Manejo, na proteção e preservação da fauna e da flora e na revitalização do Parque.
A coordenadora do Caoma/MPPI, Aurea Madruga, destacou a importância da preservação do bioma e a garantia de bem estar dos animais e que o Parque,que constitui patrimônio de Teresina, cumpra sua finalidade.