Depois de fundada há 18 anos em São Paulo, o Centro Magia da Capoeira traz os efeitos da ampla transformação social e familiar para adolescentes do município de Amarante, onde já atua há quase 1 ano.
Sob os cuidados do contramestre Pelourinho, os 43 alunos recebem orientação e acompanhamento diários na vida familiar e escolar. “Esse é um dos meus objetivos. É preciso acompanhar a evolução de cada aluno, e isso me deixa muito bem por perceber que eles estão desenvolvendo socialmente e que os pais estão felizes.”
Para o mestre Raio Negro, de São Paulo, a capoeira é identificada como instrumentos de socialização e de educação. “Quem coordena esses instrumentos somos nós. Uma das importâncias da capoeira é fazer com que as pessoas estejam juntas, independentemente de credo ou de raça. Ela mostra também a necessidade do respeito para que se seja respeitado”, afirmou ele em entrevista ao Somos Notícia.
Neste domingo, 30, quarenta e três alunos do Magia da Capoeira participaram da solenidade de mudança de corda, ocasião que contemplou 20 integrantes de Amarante e outros dois do município de Timon(MA). Houve também o batizado dos componentes.
“Eu quero apenas que o meu filho seja uma boa pessoa, e que ele aprenda a lutar pelos seus sonhos. Ele já mudou muito. Eu estou muito feliz com o trabalho do Centro Magia da Capoeira”, afirmou Maria Antonia Pereira da Silva, mãe do adolescente João Carlos Pereira da Silva, de 13 anos.
A mãe do aluno Jânderson Carvalho, Francisca dos Reis, considera que os efeitos são positivos na vida dos filho. Segundo ela, a transformação social e pessoal é nítida. “Estamos satisfeitos com as mudanças do nosso filho. Ele era um pouco rebelde, e já melhorou bastante. Até na escola nós percebemos os avanços dele.”
Com ampla atuação em nove estados do Brasil, o Centro Magia da Capoeira reuniu em Amarante profissionais como os contramestres Alemão, Pelourinho e Cavoeiro; o mestrando Bauzinho; os professores Diabão e Karkamar; os estagiários Casaca e Preto; os mestres Caçador e Raio Negro, além dos graduados Biriba e Guaxinim. Participou também da solenidade o vereador Filho.
O batizado e a troca de cordas, em Amarante, aconteceu na manhã deste domingo, no Ginásio Poliesportivo municipal, a partir das 11h30.
Edição, fotos e postagem: Denison Duarte.