“Meninas na ciência” – projeto de extensão promove a inclusão e igualdade da mulher na Ciência

Piauí

A comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Química, campus Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, promove o projeto de extensão “Meninas na ciência“. A ação surge como uma ferramenta que inclui metodologias e indicadores do interesse e participação de mulheres na ciência, a fim de viabilizar a aquisição de informações e dados mais precisos sobre o assunto, com aspectos regional e nacional. Quanto aos licenciados participantes do projeto, busca-se viabilizar suas formações induzindo o aperfeiçoamento da formação prática, com a imersão do licenciando nas escolas de educação básica, o que lhes possibilitará a aquisição de conhecimentos, à medida que se envolvem nas práticas profissionais.

O professor orientador do projeto, Leonel Oliveira, explica que, inicialmente, a ideia partiu de alunas do curso de Licenciatura em Química e, a partir disso, o projeto foi escrito por ele. Além disso, afirma que as ações estão sendo desenvolvidas em escolas da rede pública dos municípios de Piripiri (SEDE), Piracuruca, Brasileira e Pedro II e que o projeto foi aprovado em primeiro lugar no EDITAL PREX/PIBEU Nº 031/2022 na área.

Alunos atentos a palestra do projeto “Meninas na Ciência”

Dentre as atividades propostas estão as divulgações científicas produzidas por mulheres pesquisadoras, por meio de palestras, com temas como a História da ciência e a participação das Mulheres na Ciência e contribuições das mulheres cientistas. Nosso foco é estimular o interesse de alunas da Educação Básica pelas ciências exatas e tecnologias de forma a incentivar a busca por profissões e carreiras científicas entre meninas e mulheres, atenuando a desigualdade de gênero em profissões na área”, explica o professor.

O docente informa que para incentivar jovens e mulheres para a Ciência e aproximar a comunidade com a Universidade, vai ocorrer, em um segundo momento, onde terá a visita de alunas nos laboratórios de química e física dentro do campus da UESPI, com o desenvolvimento de atividades experimentais, com o intuito de correlacionar a teoria a prática.

O projeto extensionista conta com a participação de uma bolsista e três alunas voluntárias. Uma delas é a Adryha Maria Fortes. Ela conta que esse projeto é algo almejado por ela desde seu início na graduação e, que por conta da pandemia, teve que ser adiado, mas, que agora, seu grupo de colegas acadêmicas contribuem na organização de todas as ações.

Orientador do projeto, Leonel Oliveira, e alunas organizadoras das ações, Adryha Maria Fortes, Amanda Araújo, Tatila Maria da Silva, e Maria Ramires da Silva Santos

“Nosso grupo faz levantamento bibliográfico, escolhe as cientistas e fazemos palestras nas escolas. Nosso principal objetivo é a divulgação científica de mulheres na área de Ciências Exatas com intuito de incentivarmos as meninas a entrarem nesses cursos. Está sendo um projeto maravilhoso para todos nós, a experiência de poder incentivar jovens a Ciência é gratificante e percebemos que as alunas gostam bastante e se mostram interessadas”.

Discente Adryha Maria Fortes palestrando

Como último momento, os envolvidos na organização, planejam  desenvolver um evento e convidar mulheres palestrantes para mostrarem como a Ciência é feita na prática. Além disso, buscam realizar um projeto de intervenção pedagógica que contemplem o desenvolvimento de metodologias inovadoras.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa