Press "Enter" to skip to content

Professor Marcelino Barroso toma posse na Academia Piauiense de Letras

A última quarta-feira (26) reservou um momento significativo na vida intelectual do Piauí: o professor e escritor amarantino, Marcelino Leal Barroso de Carvalho, tomou posse como o mais novo membro da Academia Piauiense de Letras (APL). A solene cerimônia, realizada no Centro Pastoral Paulo VI, formalizou o ingresso do novo acadêmico na Casa de Lucídio Freitas, assumindo a Cadeira nº 13, que tem como patrono Joaquim Ribeiro Gonçalves.

Anunciantes Somos Noticia

A solenidade reuniu acadêmicos, familiares e diversas autoridades culturais e judiciárias, celebrando a notória contribuição de Marcelino Barroso à cultura piauiense.

Sob a condução da presidente Fides Angélica Ommati, a cerimônia contou com a execução do Hino do Piauí e a apresentação do Canto dos Espíritos sobre as Águas, executado pela filha do novo imortal, Ana Carolina Nunes Carvalho, e pelo barítono Johnny Oliveira. Um momento de grande afeto familiar ocorreu quando Ana Carolina e Sérgio Luís, acompanhados da neta Maria Liz, colocaram as vestes acadêmicas em Marcelino.

Em seu discurso de posse, o professor Barroso emocionou os presentes ao trazer uma dimensão profundamente humana à sua trajetória. Entre pausas comovidas, ele relembrou as dificuldades enfrentadas ao longo da vida, os desafios que moldaram sua formação e os êxitos conquistados por meio de persistência e trabalho.

O acadêmico José Elmar de Melo Carvalho realizou a saudação oficial, destacando a importância da chegada de Marcelino à APL e ressaltando sua relevante contribuição à educação, ao pensamento jurídico e ao cenário cultural do estado.

Biografia do novo imortal, Marcelino Barroso

A biografia do novo imortal é vasta e sólida no magistério superior. Marcelino Barroso é graduado em Direito e Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua carreira inclui cargos de gestão na UFPI, como pró-reitor de Extensão, e também atuação como procurador-geral do Município de Teresina e conselheiro federal da OAB. O escritor, que também integra a Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante, reforça, com sua posse, a presença do pensamento humanista na história da Academia Piauiense de Letras.

Professor Marcelino Barroso é conduzido à mesa diretiva durante a cerimônia de posse na Academia Piauiense de Letras.
Marcelino Barroso assumiu a Cadeira 13 da APL em solenidade no Piauí.

Com informações da Academia Piauiense de Letras

Compartilhe este post
20Shares

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.