Press "Enter" to skip to content

Morte de Manoel Angelim Dino encerra relacionamento mais longevo do mundo

Após quase 85 anos de união e ter sido reconhecido pelo Guinness World Records como o casamento mais longevo do mundo na atualidade, Manoel Angelim Dino morreu na última segunda-feira (20), em Boa Viagem, no Ceará, aos 106 anos de idade.

Anunciantes Somos Noticia

Manoel e sua esposa, Maria de Sousa Dino, de 102 anos, se despediram após um relacionamento notável que começou em 20 de novembro de 1940. O casal iria completar 85 anos de união no dia 20 de novembro deste ano.

O falecimento de Manoel Angelim Dino encerra uma história que gerou 13 filhos e inúmeros descendentes, contando com 55 netos, 66 bisnetos e 14 tataranetos.

O casal cearense foi reconhecido pelo Guinness World Records em fevereiro de 2025. A morte do patriarca foi lamentada pelo LongeviQuest, grupo de pesquisadores que monitora supercentenários e foi responsável por atestar o recorde do casal.

O enterro de Manoel Angelim Dino, que tinha 106 anos e 95 dias, aconteceu na tarde de terça-feira (21) no município de Boa Viagem.

História da união e o segredo do amor

O relacionamento notável teve início após o segundo encontro entre Maria de Sousa e Manoel, em 1939. Na época, o agricultor precisou construir uma casa em um ano para que o pai da noiva autorizasse o casamento.

Em 2023, quando celebraram 83 anos de casados, a neta do casal, Valéria Angelim, contou que a avó definiu o segredo para a união tão longa como “amor”.

Segundo Valéria Angelim, que é uma das responsáveis pelos cuidados do casal, Dona Maria admira “a coragem, o comprometimento com a família e o amor que Angelim sempre teve”.

Valéria também relatou que os avós ficaram felizes ao saber do reconhecimento do recorde. O casal e a família esperavam celebrar as bodas de girassol, que marcam 85 anos de casamento, em novembro de 2025.

Manoel e Maria trabalharam juntos na agricultura, produzindo fumo de rolo, para criar seus 13 filhos, sem que passassem grandes necessidades, conforme a neta.

No momento da morte do marido, Maria de Sousa, de 102 anos, estava com os movimentos limitados, após ter sofrido uma fratura no fêmur há dois anos.

Foto do casal centenário Manoel Angelim Dino e Maria de Sousa, em Boa Viagem
Maria de Sousa (102) e Manoel Angelim (106), casal reconhecido pelo Guinness World Records

Com informações do g1

Compartilhe este post
29Shares
Mission News Theme by Compete Themes.