Last updated on 10 de agosto de 2025
Em Teresina, o livro “A Igreja Matriz de Amarante: patrimônio e memória”, de Marcelino Barroso, foi lançado nessa quarta-feira (06) na livraria Entrelivros. O evento atraiu um grande público, lotando o espaço e demonstrando a mobilização do meio literário e cultural.
A cerimônia contou com a presença de diversas personalidades e representantes de entidades. Marcaram presença a Presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica Ommati, e outros membros da Academia e de agremiações culturais. Também estiveram presentes membros do Poder Judiciário, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, e o Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Aurélio Melo.
Professores da UFPI e da UESPI, advogados, médicos, artistas e profissionais de imprensa, como os jornalistas Arnaldo Ribeiro (TV Antena 10) e Otávio César (TV Assembleia), prestigiaram o evento. Uma caravana de Amarante também compareceu, incluindo o pároco Padre Antônio Carlos Viana, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Jailton da Silva, o arquiteto João Emanuel Miranda e os professores Carmosina Costa Neta e Luís Paulo Moraes. Membros da ALEAMA, como Raimundo Neto de Carvalho e Melquíades Barroso Filho, estiveram presentes, além do próprio autor, Marcelino Barroso, que é presidente da entidade.
A obra, que explora a história, a arte e a fé da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, foi apresentada pelo crítico de arte e professor Paulo de Tarso Libório. O cerimonial ficou a cargo do amarantino José Neto Lopes.
O autor falou um pouco sobre o propósito da obra e justificou a narrativa no estilo memória, sempre com a preocupação em vincular os fatos a documentos existentes no arquivo da Paróquia de São Gonçalo do Amarante e da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Teresina, pesquisa em que contou com a colaboração de várias pessoas, cujos nomes estão declinados nas listas de agradecimentos.
Leia também:
- Programa Piauí de Riquezas exibirá especial neste sábado sobre a Festa do Divino de Amarante
- Orquestra Sinfônica de Teresina vai apresentar ‘Concerto Natalino’ nos festejos de Amarante
- Autora da letra do Hino do Divino de Amarante faz exposição fotográfica em THE sobre o universo autista
- Poeta de Amarante, Gregório Barbosa, recebe certificado de reconhecimento como Patrimônio Vivo do Piauí
- Projeto APL Itinerante conclui jornada cultural em Regeneração e Amarante
Marcelino Barroso, além de autor, possui uma trajetória notável como professor aposentado da UFPI e membro de diversas entidades culturais.
Dados biográficos do escritor Marcelino Barroso
Marcelino Leal Barroso de Carvalho, autor da obra, possui uma notável trajetória acadêmica e profissional. Ele é bacharel em Direito e Filosofia pela UFPI, especialista em Bioética e Direitos Humanos, e Mestre em Direito Público pela UFPE. Professor Adjunto aposentado da UFPI, onde atuou como Coordenador do Curso de Direito e Pró-Reitor de Extensão, Barroso também foi sócio fundador e diretor do Instituto Camillo Filho (ICF), recebendo o título de Professor Emérito. Sua vasta atuação inclui a participação em diversas entidades culturais e históricas, como o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGP) e a Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ), além de ser instituidor e mantenedor do Museu do Divino de Amarante-PI.
Fotos: Luís Paulo Moraes
