Lançamento do Dia C – Com o objetivo de promover ações que constroem e transformam vidas, o “Dia C” teve o seu lançamento oficializado pela Cooperativa Educacional de Amarante (Ceapi) nesta sexta-feira (14).
Trata-se de um programa criado em 2009 voltado a iniciativas sociais, ambientais e/ou econômicas de execução de valores e de princípios cooperativistas por meio do voluntariado em prol da comunidade.
O projeto educacional da entidade contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (Sescoop) como apoiadora da Ceapi, e envolveu pais de alunos, profissionais da Educação do município, além de representantes de entidades congêneres do município. A culminância do projeto, segundo a entidade, está prevista para o dia da Consciência Negra, em novembro.
O secretário de Assistência Social, Josineide Amorim, foi convidado e, segundo a Ceapi, também atuou como colaborador para a realização do evento, assim como, o Polivalente de Ensino Médio, o colégio Luís Mendes – do bairro Areias e também a Escola de Jovens e Adultos (EJA).
O projeto educacional desenvolvido pela Ceapi, segundo o coordenador Tuquinha, visa em 2016 contemplar também comunidades carentes com capacitações e cursos como o de Reciclagem, objetivando incentivar moradores ao empreendedorismo.
Dentre as comunidades que serão beneficiadas em 2016 Tuquinha cita o Quilombo Mimbó e o bairro Alto Alegre que, dentre outros, receberão cursos e capacitações com entrega de certificados para os participantes, além de kits alusivos às atividades.
Durante a comemoração do lançamento do programa nesta sexta-feira, alunos da Ceapi, pais, convidados e parceiros receberam Kits bucais e brindes alusivos ao programa “Dia C”.
A abertura aconteceu por volta das 8h. Os alunos e convidados foram recebidos com um café da manhã, seguido de uma palestra sobre higiene e saúde, ministrada pelo cirurgião dentista, Samuel Lucas, oportunidade em que alunos e pais tiraram dúvidas sobre o tema.
“Nós resolvemos trazer essa palestra como uma ação do Dia C, trazendo a ideia de contemplar os alunos e todos os pais”, completou Tuquinha.
“O projeto deixa também uma semente nas comunidades que precisam de uma atenção maior. É uma socialização, uma ideia transformadora com ações e visões do empreendedorismo, com palestras de conscientização, cursos e capacitações para as comunidades mais carentes”, disse o coordenador pedagógico ao Somos Notícia, ao afirmar que os alunos vão continuar o projeto com a produção de material para a Feira de Ciências, que vai acontecer no próximo dia 20, quarta-feira.
Outros projetos desenvolvidos pela Cooperativa desde 2014 levaram à comunidade amarantina ações socializadoras e educacionais.
“Em 2014 fizemos plantio de árvores no bairro Novo Amarante; em 2015, trabalhamos a conscientização no trânsito com panfletagem; em 2016, resolvemos focar em saúde e higiene, tema que será contínuo na programação escolar”, encerra.
Criado há 7 anos significando “Dia de Cooperar”, o Dia C está presente em cooperativas de todo o Brasil, passando a ser celebrado no Dia Internacional do Cooperativismo somente a partir de 2015.
Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos: Welton Naat da Silva Mesquita (professor de Ciências)