Sarau e lançamento de livro – Em solenidade realizada pela Academia de Letras do Médio Parnaíba na noite deste sábado (25), o poeta e escritor Carvalho Neto fez o lançamento do livro ‘Remansos e outros poemas’.
Sobre a obra, o autor falou emocionado das suas inspirações de Amarante que o levaram à produção. “Eu faço uma viagem no tempo, faço viagens na memória. Eu vejo Amarante no meu coração, ela está sempre presente na minha poesia. Para esta obra, eu pensei muito na juventude. A minha preocupação tem um pouco da nossa história. Eu falo também sobre a Finada Auta Rosa, dentre outros elementos.”
A abertura e fechamendo do evento foram realizados pela presidente da Academia, Dra. Raimunda Celestina. A condução das apresentações ficou com o poeta, cronista e professor Cineas Santos.
Durante sua fala, o poeta abordou entristecido sobre a ausência de poesias nas escolas, mas frisou bem: “Os alunos não têm culpa pelo que não lhes é repassado em sala de aula.” “Vocês”, disse ele aos estudantes presentes no evento, “não são estimulados a pesquisar e não foram convidados a conhecer.”
Cineas Santos falou ao Somos Notícia sobre contemplar o belo como elemento necessário na formação do ser humano e como fator de produção de cultura. Ele usou a expressão metafórica “ração de beleza” diária aos alunos, referindo-se ao belo.
“No caso dos professores, eu gostaria que eles dessem um pouco de ração de beleza todos os dias aos seus alunos. As crianças estão mergulhadas em um mundo muito feio onde a música é horrorosa, o ambiente é sujo, a escola é desprovida de conforto. E cabe ao professor minimizar tudo isso com a ração de beleza”, disse ele.
Cineas Santos chamou de vácuo cultural a falta de conteúdos poéticos nas escolas. “Antigamente todo mundo sabia ‘…Minha Terra tem palmeiras onde canta o sabiá’ e muitos outros poemas, mas isso foi retirado das salas de aula, ficando apenas o vácuo cultural e desmotivando os alunos em relação ao lado belo e romântico da poesia”, encerra.
Lançamento de livro e recitação de poesias
Durante o evento poemas foram recitados pelos acadêmicos Dr. Tatá, Euzeni Dantas, Dra. Celestina, Cineas Santos, além do poeta amarantino Edimilson e alunos da Ceapi.
A atividade realizada pela Academia de Letras do Médio Parnaíba teve a participação do escritor e poeta amarantino, Bebeto Soares, além do corpo discente da Ceapi, que fez a Dança do Xaxado.
O evento teve a animação musical do violonista Josué Costa e da cantora Luíza Miranda, em um sarau lítero-musical.
Edição, fotos e postagem: Denison Duarte