Last updated on 24 de julho de 2025
O Piauí se consolidou como uma potência no cenário nacional do Kungfu Wushu. A delegação piauiense não apenas participou, mas dominou o Campeonato Nordeste da modalidade, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de julho em Natal, Rio Grande do Norte, faturando o lugar mais alto do pódio.
No total, foram 25 medalhas conquistadas: impressionantes 8 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze. Para coroar o desempenho, a equipe trouxe para casa dois troféus de campeão, confirmando a força do estado no esporte.
Leia também:
- Jovem atleta de São João dos Patos-MA conquista título Sul-Americano de Kung Fu
- Piauí é três vezes campeão brasileiro de Kungfu Wushu em Santa Catarina
O grande nome individual da competição foi Warner Lopes, que não só garantiu duas medalhas de ouro nas categorias Espada Reta e Armas Longas, como também levou duas pratas e foi eleito o melhor atleta do campeonato. Integrante da seleção brasileira, Warner expressou a intensidade da disputa: “Sem dúvidas, foi um dos campeonatos mais disputados e difíceis até aqui, ao lado de diversos colegas e amigos da seleção brasileira e campeões nacionais e estaduais”, comemorou o atleta. Warner é um dos talentos apoiados pelo programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi), que provê suporte com passagens aéreas e terrestres para a participação em competições. Ele já se prepara para o próximo desafio: o Panamericano 2025, marcado para novembro em Cancún, México.
Outros nomes piauienses brilharam com destaque. Talita Silva, bolsista do programa Bolsa Atleta Piauí, conquistou três ouros em Mãos do Sul, Armas Curtas e Armas Longas. Denis Derkian também deixou sua marca, com cinco medalhas: um ouro no Tai Chi, uma prata no Bastão e três bronzes. Atletas como Rafaela Mendes, Angelo Augusto, Fernanda Alaggio, Matheus Lopes, Gabriela Bittencourt e Clara Alencar Viana igualmente demonstraram grande desempenho em suas categorias, elevando o nome do Piauí.
Aridiego Pereira, técnico e presidente da Federação Piauiense de Kungfu Wushu (FKWPI), atribui o sucesso ao avanço da modalidade e à estrutura aprimorada nos últimos dois anos. “Hoje o Piauí é referência nacional, não só pelos atletas, mas também pela administração dos nossos eventos e formação de base. Esse ano estaremos presentes no Panamericano 2025”, afirmou Pereira.
A secretária de Esportes, Josiene Campelo, ressaltou a importância dos investimentos estaduais. “O apoio do Governo do Estado e da Secepi têm sido fundamental para transformar o esporte no Piauí em um celeiro de campeões e levar nossos atletas cada vez mais longe”, declarou. Programas como o Piauí no Pódio, o Bolsa Atleta Piauí e o projeto Arte e Vida: Caravana Kung Fu, aprovado pelo Sistema Estadual de Incentivo ao Esporte (Siespi), são pilares essenciais para o desenvolvimento esportivo em todo o estado.

