Press "Enter" to skip to content

Juízes do Piauí são contra PEC que tira vitaliciedade de magistrados

A Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) tem se manifestado contra a PEC nº 53 de 2011, Proposta de Emenda à Constituição, que retira dos magistrados brasileiros a prerrogativa da vitaliciedade, ou seja, exclui o direito de o juiz não poder ser destituído do cargo, exceto por decisão judicial transitada em julgado ou mediante pedido.

A Proposta está na pauta de votações da próxima terça-feira (9) do Congresso Nacional. Em reuniões realizadas no nesse sábado (6), o presidente da Amapi, José Airton Medeiros, conversou com os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB) e pediu apoio para a rejeição da proposta, afirmando que a vitaliciedade dos juízes “é fator primordial para que estes profissionais exerçam suas funções sem temer pressões do poder político ou financeiro, quando estes pretenderem objetivos escusos”.

Anunciantes Somos Noticia

“Na sistemática atual, a demissão do juiz, depois de dois anos no cargo, somente é possível por sentença transitada em julgado, em um processo que garanta ampla defesa ao magistrado. É justamente essa prerrogativa da Magistratura que a PEC deseja extirpar da Constituição Federal. Essa proposta é um ataque grotesco à democracia brasileira e à Carta Magna e, acima de tudo, ao interesse da própria sociedade que busca a solução de seus conflitos no Poder Judiciário e precisa de um juiz independente”, frisa José Airton Medeiros.

Para acessar a matéria completa, clique aqui!

Compartilhe este post
0Shares

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.