As fortes chuvas causaram inundações extremas no Vale do Hudson, em Nova York, que mataram pelo menos uma pessoa, inundaram estradas e forçaram o fechamento de estradas na noite de domingo, enquanto grande parte do restante do nordeste dos EUA se preparava para chuvas extremas.
À medida que a tempestade se movia para o leste, o Serviço Nacional de Meteorologia estendeu os alertas de enchentes em Connecticut, incluindo as cidades de Stamford e Greenwich, antes de se infiltrar em Massachusetts. Os meteorologistas disseram que algumas áreas podem receber até 12,7 cm (5 polegadas) de chuva.
Uma pessoa morreu afogada em enchente
Em Hudson Valley, em Nova York, equipes de resgate tentavam resgatar o corpo de uma mulher de 30 anos que se afogou após ser arrastada enquanto tentava evacuar sua casa. Outras duas pessoas escaparam.
A força da enchente deslocou pedregulhos, que bateram na casa da mulher e danificaram parte de sua parede, disse o executivo do condado de Orange, Steven Neuhaus, à Associated Press. “A casa dela estava completamente cercada por água”, disse ele. “Ela estava tentando passar [the flooding] com seu cachorro”, acrescentou, “e ela foi dominada por ondas do tipo maremoto”.
A extensão da destruição da tempestade lenta, que atingiu a área com até 20 centímetros (8 polegadas) de chuva, não será conhecida até depois do nascer do sol, quando moradores e autoridades poderão começar a avaliar os danos. Mas as autoridades disseram que a tempestade já causou prejuízos de dezenas de milhões de dólares.
6,96 polegadas de chuva caíram na Academia Militar de West Point, no sul do estado de Nova York, nas últimas 3 horas. Com base nas estimativas de frequência de precipitação do Atlas-14, isso constituiria facilmente um evento de inundação de 1.000 anos para o local. Incrível. #NYwx pic.twitter.com/qpXsPp4d4P
— Richard Romkee (@RRomkee) 9 de julho de 2023
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, confirmou à rádio WCBS que várias pessoas estavam desaparecidas e uma casa foi destruída.
As chuvas atingiram algumas partes de Nova York com mais força do que outras, mas as autoridades disseram que as comunidades no leste do estado devem se preparar para chuvas torrenciais e possíveis inundações repentinas.
As autoridades pediram aos residentes na linha da tempestade que fiquem fora das estradas.
“A quantidade de água é extraordinária e ainda é uma situação muito perigosa”, disse Hochul. “Vamos superar isso”, disse ela, mas acrescentou: “vai ser uma noite difícil”.
Vários avisos emitidos em todo o nordeste
O governador declarou estado de emergência no domingo para Orange County, cerca de 97 km (60 milhas) ao norte da cidade de Nova York. Mais tarde, ela estendeu o estado de emergência ao Condado de Ontário, no oeste de Nova York, a sudeste de Rochester.
“Estamos em estreita comunicação com as autoridades locais e as agências estaduais estão participando dos esforços de busca e resgate”, disse ela.
O estado mobilizou cinco equipes rápidas de resgate aquático e um veículo de eixo alto para ajudar nos resgates em áreas alagadas.
Vídeos postados nas mídias sociais mostraram a extensão das inundações, com fluxos de torrentes de cor marrom correndo ao lado de casas e estradas lavadas por fluxos em cascata em movimento rápido.
West Point, sede da Academia Militar dos Estados Unidos, também conhecida como West Point, foi severamente inundada. As autoridades temem que alguns edifícios históricos possam ter danos causados pela água.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de inundação repentina em partes do sudeste de Nova York, descrevendo-a como “ameaça à vida”, bem como avisos no nordeste de Nova Jersey.
Aviso de inundação repentina, incluindo Danbury CT, White Plains NY e Ossining NY até 1:00 AM EDT pic.twitter.com/No2aAar4FL
— NWS Nova York NY (@NWSNewYorkNY) 10 de julho de 2023
Na segunda-feira, “uma ameaça considerável de inundação com alto risco de chuva excessiva é esperada em grande parte da Nova Inglaterra”, disse o NWS em um tweet. A chuva intensa pode ser especialmente forte em Vermont e no nordeste de Nova York.
Chuvas e trovoadas também são esperadas na cidade de Nova York na noite de domingo e podem levar a inundações repentinas, twittou o Serviço Nacional de Meteorologia de Nova York.
O sistema de notificação de emergência da cidade twittou que a chuva forte poderia causar “inundações com risco de vida nos porões” e instruiu os moradores a “se prepararem agora para se mudarem para terrenos mais altos, se necessário”.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post