A promotora de Justiça Francisca Lourenço, titular da 46ª Promotoria de Justiça de Teresina, participou, na última quarta-feira, 15 de março, de uma reunião na Secretaria de Estado da Assistência Social (SASC) sobre o estudo e a elaboração de protocolo para o gerenciamento de crise no Sistema Socioeducativo. A reunião aconteceu na sede da Secretaria, em Teresina.
Estavam presentes na reunião a secretária da SASC, Cícera Andrade, a superintendente Estadual de Direitos Humanos, Sônia Terra, e o chefe da Segurança do Sistema Socioeducativo, capitão Evandro Vasconcelos, o capitão do BOPE, Renildo Alves, além de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), da 2ª Vara da Infância e Juventude e do Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, foi deliberado que será elaborado um protocolo para atuação dos socioeducadores e dos agentes de segurança em situações de motim nas unidades do sistema socioeducativo. Durante a reunião, foi apresentado um projeto da atuação já utilizado no sistema penal. O chefe de segurança do sistema socioeducativo vai analisar esse documento e fazer as adaptações necessárias, para apresentar um novo plano que será discutido com os demais órgãos.