O conceito de “conectividade significativa” está cada vez mais presente nas discussões de políticas públicas que promovem inclusão digital e social. São temas intimamente relacionados com o direito ao acesso à internet, portanto, à informação e mais oportunidades.
Por meio da conectividade significativa, o abismo digital no Brasil pode ser superado e pessoas de diferentes níveis socioeconômicos conseguirão se conectar e participar ativamente da sociedade. Neste sentido, o projeto Piauí Conectado, implementado mediante uma parceria público-privada com o governo estadual, vem impulsionando uma verdadeira revolução digital com grande impacto na inclusão social.
Presente nos 224 municípios piauienses, o projeto possibilita que os serviços governamentais cheguem às comunidades mais remotas, e que internet gratuita seja ofertada em diversos espaços públicos espalhados pelo estado. O projeto Piauí Conectado também promove alfabetização digital, por meio da Academia Piauí Conectado, e a transformação de vidas em regiões menos favorecidas, como o Projeto Mimbó Conectado, que beneficia mais de 600 famílias no Quilombo Mimbó, em Amarante.
Thiago Pardo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ressalta que o trabalho desenvolvido pela Piauí Conectado vem se destacando nacionalmente. “Estamos impressionados com os resultados obtidos pelo projeto, que se tornou exemplo para outros estados brasileiros de PPP bem-sucedida na área da telecomunicação”, afirma o consultor.
O projeto Piauí Conectado foi um dos cases apresentados durante o seminário Conectividade Significativa, um novo desafio para o Brasil, organizado pela Anatel e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília, cuja finalidade foi discutir formas de superar barreiras em vista da inclusão digital.
O evento contou com grandes personalidades que atuam na área de telecomunicações, dentre elas representantes da Unesco, da União Internacional de Telecomunicações, com a participação do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que destacou o papel da conectividade universal e significativa como chave para a verdadeira transformação digital do Brasil e em todo mundo.
Durante o seminário, Emerson Silva, diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, recordou que o Piauí é um dos poucos estados do Brasil que possui uma estrutura tecnológica beneficiando todo o seu território. “Bem mais do que levar uma estrutura moderna, apta aos atuais e futuros avanços tecnológicos, o projeto proporciona que milhares de piauienses possam acessar serviços essenciais, aprender novas habilidades, se comunicar com outras pessoas e a estarem inseridas em uma realidade que, até pouco tempo, era apenas para uma pequena parcela da população”, ressaltou Emerson.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post