Incêndios florestais fora de controle causam evacuações no oeste do Canadá

Incêndios florestais fora de controle causam evacuações no oeste do Canadá

Internacional

EDMONTON, Alberta (AP) – Equipes de bombeiros lutaram contra incêndios florestais que ameaçam comunidades no oeste do Canadá no domingo, quando temperaturas mais baixas e um pouco de chuva trouxeram algum alívio, mas as autoridades alertaram que o indulto ocorreu apenas em algumas áreas.

Autoridades em Alberta disseram que houve 108 incêndios ativos na província e o número de evacuados cresceu para cerca de 29.000, ante aproximadamente 24.000 no sábado, quando foi declarado estado de emergência em toda a província.

Dois incêndios florestais fora de controle na vizinha Colúmbia Britânica também fizeram com que algumas pessoas deixassem suas casas, e as autoridades alertaram que esperavam que ventos fortes fizessem com que as chamas aumentassem nos próximos dias.

Autoridades provinciais em Alberta disseram que a previsão do tempo era favorável para os próximos dias, com pouca chuva e tempo nublado. Mas eles alertaram que as condições quentes e secas devem retornar dentro de alguns dias.

“As pessoas consideraram esta temporada certamente sem precedentes na memória recente, porque temos tantos incêndios tão espalhados”, disse Christie Tucker, do Alberta Wildfire, em um briefing. “Tem sido um ano incomum.”

Colin Blair, diretor executivo da Alberta Emergency Management Agency, disse que relatórios precisos de danos ainda não estavam disponíveis porque as condições dificultavam a avaliação da situação. Havia prédios destruídos na cidade de Fox Lake, incluindo 20 casas, uma delegacia de polícia e uma loja.

No nordeste da Colúmbia Britânica, as autoridades pediram aos moradores que evacuem as áreas em torno de dois incêndios fora de controle perto da fronteira de Alberta, dizendo que houve relatos de algumas pessoas que ficaram para trás.

“Isso está impedindo a resposta e colocando em risco suas vidas e as vidas dos bombeiros”, disse Leonard Hiebert, presidente do distrito regional de Peace River.

Um terceiro incêndio na Colúmbia Britânica estava fora de controle 700 quilômetros (430 milhas) ao sul, na região de Teare Creek, e alguns moradores perto da vila de McBride foram evacuados.


Fonte: AP News

Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa