Last updated on 7 de setembro de 2025
– Tópicos –
Incêndio de grandes proporções
Um incêndio florestal de grandes proporções, que já dura uma semana na zona rural de Nazária, no estado do Piauí, ameaça residências de moradores. A situação mais grave está concentrada no povoado São Joaquim. O fogo teve início na segunda-feira (1º) no acampamento Clóvis Moura e atinge áreas de mata de difícil acesso, complicando os esforços de contenção nesta sexta-feira (5).
Em Nazária, São Joaquim enfrenta dificuldades em incêndio
No povoado São Joaquim, o incêndio é classificado como florestal e ocorre em uma área de mata de difícil acesso para o Corpo de Bombeiros. O carro-tanque dos bombeiros não consegue chegar ao local, exigindo a atuação de brigadistas e um veículo menor para a contenção das chamas, conforme explicou Thiago Amaral, fotojornalista com experiência militar e que tem familiares na região.
Outras localidades afetadas incluem Clóvis Moura e Santo Antônio, onde o fogo estava próximo da estrada e já cercava algumas casas nesta sexta-feira (5). A moradora Rita de Cássia, do povoado Santo Antônio, foi alertada na quinta-feira (4) de que “o fogo estava se aproximando da sua casa”.
Moradores da região se uniram aos esforços de combate às chamas, mas, segundo Tiago Amaral, “o corpo de bombeiros estava lá para fazer a contenção nesse parque das casas. Só que, como são muitos focos, o bombeiro não dá conta”. O fogo, que teve início perto do riacho da Vaca, se espalhou em direção ao Sul de Nazária, atingindo os povoados.
Atuação e alerta do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros informou que a previsão é que as equipes consigam extinguir o fogo em vegetação em Nazária na manhã desta sexta-feira (5). O órgão destacou que suas equipes estão “24 horas atendendo todas as ocorrências mais urgentes” em todo o Piauí e que “com a chegada do período mais quente do ano em nosso Estado, esse atendimento triplica”.
Ocorrências de alta prioridade em setembro
Nos três primeiros dias de setembro, a central 193 registrou mais de 250 telefonemas em todo o Piauí, resultando no atendimento de cerca de 61 ocorrências de alta prioridade. As equipes de plantão de quinta-feira (4) continuavam em diligência na capital e região da Grande Teresina, com Nazária recebendo “uma atenção especial”.
Em seu comunicado, o Corpo de Bombeiros reiterou seu compromisso com a população e fez um apelo para que “não façam queimadas irregulares, pois isso ajudaria bastante nossos combatentes do fogo e, principalmente, ao meio ambiente!”.
Nota do Corpo de Bombeiros
Desde já adiantamos que as equipes estão 24hs atendendo todas as ocorrências mais urgentes Piauí a fora, isso mesmo antes das altas temperaturas e com a chegada do período mais quente do ano em nosso Estado esse atendimento triplica.Somente nestes 3 primeiros dias de setembro, em todo o Piauí foram registrados na central do: 193 mais de 250 telefonemas nos oito quartéis espalhadas pelo Estado. E desses registros, cerca de 61 ocorrências, aquelas com grau elevado de prioridade foram atendidas dentro dos protocolos de segurança da corporação. Até o momento as equipes do plantão de ontem(quinta-feira ) ainda encontram-se em diligência na capital e região da grande Teresina, onde Nazaria também tem recebido uma atenção especial. A previsão é que agora pelo início da manhã as equipes possam extinguir o fogo em vegetação naquela região. Reiteramos o compromisso de servir a população ao mesmo tempo que pedimos a mesma, que não façam queimadas irregulares pois isso ajudaria bastante nossos combatentes do fogo e principalmente ao meio ambiente!

Com informações do g1
Compartilhe este post


