Um incêndio de grandes proporções mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí na vegetação da cidade de Pedro Laurentino, localizada a cerca de 450 km ao sul de Teresina. O incêndio teve início na terça-feira (17) e, na noite de quarta-feira (18), três equipes dos Bombeiros – uma do Quartel da capital, uma de São Raimundo Nonato e outra de Oeiras – foram deslocadas para combater as chamas.
Fortes ventos dificultaram o trabalho das equipes, que contaram com o apoio de 15 brigadistas do município. O fogo, caracterizado como “fogo de chapada”, espalhou-se rapidamente pela vegetação, ameaçando propriedades rurais da região. Apesar das dificuldades, o sargento Elvis, responsável pela operação, afirmou que o trabalho conjunto das equipes e dos brigadistas conseguiu conter o avanço das chamas para as propriedades, evitando maiores danos.
“Estamos monitorando este fogo em uma área localizada a cerca de 20 quilômetros distante da sede do município. No entanto por se tratar do famoso “fogo de chapada”, a situação requer equipes distribuídas ao longo desta área em que estamos distribuídos, já que com o vento, os focos se espelham ao longo desta vegetação. Porém mesmo com estas rajadas de vento, controlamos a situação e tiramos os principais focos que ameaçavam se espalhar para algumas propriedades aqui próximo, porém com toda a parceria e ajuda de das nossas equipes e dos brigadistas, conseguimos conter as chamas, e agora é debelar de vez esse fogo em Pedro Laurentino”, ressaltou Elvis.
Nesta sexta-feira (20), as equipes continuam monitorando a área, principalmente um trecho próximo à rodovia PI, onde o foco principal foi controlado, mas ainda havia pontos de calor. A preocupação era evitar novos focos de incêndio, principalmente em função dos fortes ventos, e garantir a segurança dos motoristas que trafegam pela região.
Compartilhe este post