Press "Enter" to skip to content

MPPI instaura inquéritos civis para apurar possíveis irregularidades em Francinópolis

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso, instaurou três inquéritos civis para apurar possíveis irregularidades em Francinópolis.

Anunciantes Somos Noticia

No último dia 30, o promotor de Justiça José William Pereira Luz instaurou inquérito para apurar irregularidade apontada em processo, quanto a possível omissão do município de Francinópolis em implementar medidas que favoreçam os índices educacionais, especialmente a taxa de distorção idade-série. O MPPI expedirá uma notificação à Secretária de Educação do município de Francinópolis para que, no prazo de 10 dias úteis, preste esclarecimentos quanto às providências adotadas pelo município para sanear a irregularidade apurada.

Dano ao erário

A apuração de possível prática de ato de improbidade administrativa – dano ao erário – ante à manifesta ausência de incremento das receitas tributárias do município de Francinópolis, consta no inquérito instaurado no dia 5 de setembro. Nesse inquérito, consta a expedição de notificação ao responsável pelo Setor de Tributos da Prefeitura de Francinópolis para que, no prazo de 10 dias úteis, informe sobre a cobrança de tributos municipais, incluindo taxas, contribuições de melhoria e impostos, devendo ainda encaminhar relatório do valor lançado e arrecadado nos anos fiscais de 2019, 2020 e 2021, com as providências adotadas pelo ente municipal para evitar a elisão fiscal.

Inquéritos civis | conduta nos autos

E, no último dia 6, o promotor de Justiça José William abriu inquérito para apurar a conduta indicada nos autos pela Comissão de Licitação de Francinópolis, especificamente, se há indícios de favorecimento de empresas através de inabilitação imotivada de concorrentes. A expedição de ofício à Presidência da Comissão Permanente de Licitação do município de Francinópolis requisitando, no prazo de 10 dias úteis, informações sobre o procedimento licitatório e contratos decorrentes, também foi listada nesse documento.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
3Shares