IBA critica corpo separatista de 'ovelha negra' enquanto cisma agita o boxe

IBA critica corpo separatista de ‘ovelha negra’ enquanto cisma agita o boxe

Internacional

O presidente da Associação Internacional de Boxe (IBA), Umar Kremlev, criticou as federações nacionais que se separaram do corpo para formar uma nova federação mundial de boxe, descrevendo os oficiais como “ovelha negra” e “hienas” que não pertencem ao esporte.

Um grupo, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, anunciou uma nova federação – World Boxing – no mês passado em uma ruptura com o objetivo de garantir o futuro olímpico do esporte conturbado enquanto buscava o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Com representantes da Alemanha, Reino Unido, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, Suécia e Estados Unidos, o World Boxing tem um conselho executivo interino e disse que não haverá impedimento para que qualquer federação nacional seja membro de ambos os órgãos.

Mas Kremlev, que está em Tashkent, no Uzbequistão, para o Campeonato Mundial Masculino de Boxe, disse que a IBA é a única associação internacional que rege o esporte.

“Dizemos que sempre há uma ovelha negra em nossa família, sempre há pessoas que seguem seus próprios caminhos… Alguém tentou registrar uma associação internacional de sua garagem, por que deveríamos sequer considerá-los”, disse o russo em entrevista coletiva.

“Aqueles que querem sair e ir para outra associação, só posso dizer: temos apenas uma associação. Temos o direito de governar o boxe e a IBA tem o direito de organizar torneios.

“Alguns dirigentes decidiram que queriam criar sua própria associação, mas acho que é tudo claro e simples. Alguns funcionários do esporte são como hienas, como predadores, precisam entender que não pertencem ao esporte”.

Os EUA lideram o quadro de medalhas do boxe olímpico de todos os tempos com 50 ouros e 117 medalhas, enquanto o Reino Unido é o terceiro.

O USA Boxing encerrou sua associação à IBA na semana passada, comprometendo-se com seu “total apoio” aos esforços do World Boxing para buscar o reconhecimento provisório do COI.

A IBA foi suspensa pelo COI em 2019 por questões de governança, finanças, arbitragem e ética.

O COI enfatizou que “não tem problemas” com o boxe e os boxeadores, apenas com seu corpo diretivo. As relações se deterioraram depois de 2017, quando as federações nacionais de boxe ajudaram a remover CK Wu, um antigo membro do COI, como seu presidente.

As tensas relações entre o COI e a IBA, patrocinada pela gigante energética russa Gazprom, azedaram ainda mais após a invasão da Ucrânia por Moscou no ano passado.

A IBA sob Kremlev desafiou a orientação do COI e suspendeu a proibição de boxeadores russos e bielorrussos competirem sob suas bandeiras em outubro passado.

Enquanto isso, uma investigação independente descobriu que o IBA estava “à beira da ruína financeira” devido à má administração do governo anterior até que o patrocínio da Gazprom salvou o corpo.

No entanto, na segunda-feira, Kremlev disse que a gigante estatal de gás da Rússia não era mais patrocinadora depois que o contrato expirou.

“Nosso contrato com a Gazprom terminou em dezembro de 2022. Somos gratos a eles por nos ajudar em um período difícil”, disse ele.

“Em junho ou julho teremos um novo patrocinador, mas até o momento não há contrato com a Gazprom.

“Não encerramos o [Gazprom] contrato, pois havia obrigações a cumprir”.

O COI se recusou a confirmar o lugar do boxe nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028 e cortou a IBA de organizar os torneios de qualificação e finais para as Olimpíadas de Paris em 2024.

A IBA responderá até sexta-feira ao último pedido do COI de detalhes sobre reformas e mudanças de governança, disse seu presidente-executivo, George Yerolimpos, na segunda-feira.

Questionado sobre o futuro financeiro da IBA sem a Gazprom, Yerolimpos disse que a Adidas assinou um contrato de licenciamento de quatro anos e 10 outros “grandes nomes” que ele não identificou queriam apoiar o boxe.

Ainda assim, mesmo alguns membros da IBA não ficaram satisfeitos com os organizadores do Campeonato Mundial de Boxe Masculino. Kosovo, cuja independência não é reconhecida por dezenas de países, disse que teve seus vistos de entrada negados pelo Uzbequistão.

“Você é IBA Boxing ou IBA Politics?”, escreveu o Comitê Olímpico de Kosovo no Twitter, citando questões de visto em campeonatos de boxe anteriores na Sérvia e na Índia desde 2021.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa