O Hospital Regional de Amarante Dr. Francisco Ayres Cavalcante (HRA) iniciou as primeiras avaliações cirúrgicas ambulatoriais e procedimentos do ano de 2024. Essas avaliações permitem que os pacientes sejam submetidos a cirurgias de baixa complexidade sem a necessidade de internação hospitalar.
Os procedimentos que antes eram realizados somente em Teresina, agora estão sendo feitos em Amarante, graças aos investimentos do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). O objetivo, segundo informações, é ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na região.
Nesse sábado (27), foram realizadas quatorze cirurgias como laqueaduras, ooforectomia, hernioplastia inguinal, umbilical e epigástrica. Além disso, o HRA também dará início à realização das cirurgias ortopédicas, com sua unidade habilitada e equipada, o que vai garantir a segurança e o conforto dos pacientes.
As avaliações cirúrgicas ambulatoriais são uma forma de otimizar o uso dos recursos hospitalares, reduzir os custos e os riscos de infecção, e melhorar a recuperação e a satisfação dos pacientes. O HRA é um dos hospitais que oferecem esse tipo de serviço no Piauí, contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública no estado.
Compartilhe este post