A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma motocicleta adulterada, na manhã de hoje (12), durante patrulhamento tático, visando coibir ilícitos criminais, na BR 230, km 265 em Nazaré do Piauí (PI), e prendeu um homem de 32 anos por adulteração de veículo.
Na ocasião, a equipe avistou um homem pilotando uma motocicleta, modelo Honda CG 150 Fan, sem uso do capacete de segurança. Ao visualizar a viatura da PRF o homem adentrou a cidade de Nazaré do Piauí (PI), realizando manobra de conversão em local proibido. Diante da distância não foi possível dar ordem de parada, sendo necessário o acompanhamento tático. Em seguida, o condutor foi avistado entrando estabelecimento comercial e a motocicleta estacionada em frente.
Na abordagem, o condutor informou que era inabilitado, e os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e fizeram uma verificação mais aprofundada nos dispositivos de identificação da motocicleta. Além de constatarem a adulteração do veículo, o motorista apresentou a CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que, ao ser consultado, não teve retorno de informações do veículo. Ao ser questionado sobre a procedência da motocicleta o mesmo informou a loja que havia comprado e que pagou o valor de R$ 6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais) no ano de 2020.
De acordo com o art. 311 do Código Penal, é crime adulterar ou remarcar sinal identificador de veículo automotor: Adulterar ou remarcar qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento.
A apresentação de CRLV falso perante policiais rodoviários federais configura o crime de uso de documento falso previsto no artigo 304 do Código Penal.
Diante disso, os agentes realizaram a apreensão do veículo e encaminharam o condutor à Delegacia de Polícia Civil da região para adoção dos procedimentos legais.
Fonte:
PRF Piauí