O Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai realizar, neste sábado (15), o primeiro Mutirão de Colonoscopia de 2023, para pacientes que estão aguardando na fila de espera do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) e da Regulação Estadual. A meta é atender 20 pacientes nessa primeira ação.
A coordenadora do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do HGV, Maria Helena, explica que o exame é “recomendado pelos médicos para rastrear e prevenir o câncer colorretal, tumores que afetam o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso). Atualmente, essa doença é a terceira maior causa de mortes por câncer no Brasil e no mundo”, explica a médica.
Para o diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, o mutirão faz parte das metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de reduzir o tempo de espera por um procedimento no HGV. “Estamos estruturando os serviços para ampliar os atendimentos em todas as áreas”, explicou o gestor.
O diretor administrativo, Anderson Silva, ressalta que a gestão tem trabalhado para ampliar os atendimentos de todas as áreas. “Em março conseguimos realizar 1.331 cirurgias, um aumento de 18% em relação ao mês de fevereiro. Nesse período, houve uma melhora dos insumos para o hospital, com ampliação do número de profissionais, como também, do funcionamento do centro cirúrgico aos finais de semana e feriados”, destaca Silva.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post