A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Aéreo (Bopaer), atuou, nessa quarta-feira (2), no combate a um incêndio em um terreno baldio na zona sul de Teresina, que estava ameaçando residências próximas e até um depósito de gás. A aeronave foi acionada pelo Corpo de Bombeiros devido ao difícil acesso ao foco do incêndio.
De acordo com o coronel Josuer, do Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer) e piloto que atuou na ação, em pouco mais de 30 minutos o fogo foi debelado pela equipe. Como o local fica nas proximidades do rio Poti, o trabalho dos policiais foi mais ágil na coleta da água.
“Nós fomos acionados pelo Corpo de Bombeiros, solicitando esse apoio, pois o acesso da guarnição deles estava um pouco difícil. Então, para a aeronave foi mais fácil coletar a água do rio e jogar lá no terreno. Esse terreno é abandonado, acho que alguém ateou fogo e estava ameaçando um depósito de gás, que é próximo a algumas casas. A aeronave foi acionada e levou pouco mais de 30 minutos para sanar o problema. Debelamos o fogo inicialmente e depois para o rescaldo, o Corpo de Bombeiros tomou conta da operação”, disse.
Ainda conforme o comandante, a aeronave utiliza um acessório denominado de bambi bucket, uma espécie de cesto que coleta a água e, por meio de um mecanismo automático acionado pelo piloto, solta a água. “Normalmente a gente utiliza o equipamento que nós temos, que trata-se de um acessório da aeronave, o bambi bucket, uma espécie de cesto ou balde que é fixado na aeronave, na parte debaixo, por meio de um mecanismo que coleta e automaticamente, por acionamento do piloto, que solta a água em cima do local que está incendiado”, completa.
Fonte: Governo do Piauí