Confundido com o taco ou com o croquet, o críquete é um dos esportes com mais história.
Sabia que depois do futebol e do basquete, o críquete é o desporto mais praticado,com 2 bilhões de adeptos. Conheça a história deste esporte, descubra seus termos e suas regras neste pequeno guia e descubra se este esporte é sua cara!
Se gosta de críquete ou outro esporte, se quer manter-se informado sobre as competições nacionais e internacionais, veja mais em Apostagolos e experiencie o esporte de um outro ângulo.
A origem do Críquete
É preciso ir até ao século 13 para descobrir a origem deste esporte! Em Inglaterra, jovens usavam pedras como bola e com a ajuda de um taco tentavam atirá-la para balizas improvisadas.
Ao longo dos séculos, o jogo foi se aprimorando, com bolas mais leves, tacos mais adaptados e times de 11 jogadores.
Com origem no sul da Inglaterra, a nobreza levou o jogo a Londres, que foi considerado modalidade olímpica uma única vez, em Paris, 1900. Nove anos depois é criada a Imperial Cricket Conference, a primeira associação mundial de críquete.
Discute-se seu regresso como modalidade olímpica, a acontecer em Paris 2024 ou Los Angeles 2028.
Este esporte é muito popular nas ex-colónias inglesas, sendo em alguns desses países considerado paixão nacional (muito acima do futebol!)
O Jogo
Joga-se num campo, com wicket em cada extremidade do campo. A bola é lançada pelo arremessador contra o wicket, defendido pelo rebatedor. Este último pode rebater a bola e correr para marcar runs (pontos), mas se a bola bater no wicket, ele é eliminado.
O rebatador também é eliminado se antes de marcar run, a bola for pega. As equipes tentam marcar mais runs e eliminar todos os rebatadores do time adversário.
Tendo em conta que cada time tem 11 jogadores, o jogo pode durar mais de 5 dias.
O vocabulário
Bowler é nome dado ao lançador e batsman é o rebatador. Já o campo tem o nome de Pitch e os pontos intitulam-se run. Bolas fora da boundary (limite do campo) valem mais pontos.
O wicket é uma espécie de baliza, se assim podemos chamar, com três varetas fincadas no solo, cada uma delas com o nome de stumps.
No Brasil
A Confederação Brasileira de Cricket (CBC) foi fundada em 2001.
A seleção brasileira feminina de Críquete tem quatro títulos do Campeonato Sul-americano e ocupa a 27ª posição no ranking mundial.
A seleção brasileira masculina, vice-campeã sul-americana por duas ocasiões, ocupa a 71ª posição no ranking mundial.
O Projeto Cricket na Comunidade/Desenvolvendo o Cricket, da CBC, levou este esporte
a mais 4800 crianças com mais de 50 unidades participantes.
Compartilhe este post