À medida que a guerra entra no seu 490º dia, estes são os principais desenvolvimentos.
Esta é a situação na quarta-feira, 28 de junho de 2023.
Brigando
- Dois mísseis russos atingiram a cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo 42 que estavam comendo em uma pizzaria, disse a polícia.
- Pelo menos duas pessoas foram mortas em ataques russos em outras regiões das regiões de Zaporizhia e Donetsk, segundo autoridades ucranianas.
- O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que as forças aerotransportadas ucranianas fizeram pequenos avanços no leste da vila de Krasnohorivka, perto da cidade de Donetsk. Se confirmado, seria uma das primeiras ocasiões em que as forças ucranianas recapturaram uma área de território ocupada pela Rússia desde 2014, disse o relatório.
- O governo ucraniano repreendeu o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, pela operação de abrigos antiaéreos na capital e demitiu os chefes de dois distritos sob a administração militar de Kiev, bem como dois chefes de distrito interinos. As medidas seguem uma auditoria do governo central em abrigos antiaéreos após a morte de três pessoas trancadas na rua durante um ataque aéreo russo.
- A Rússia iniciou exercícios táticos de caças sobre o Mar Báltico, disse o Ministério da Defesa do país, um dia depois de Moscou dizer que seus jatos haviam se esforçado para interceptar aviões militares do Reino Unido sobre o Mar Negro.
Diplomacia
- Uma missão das Nações Unidas na Ucrânia expressou grande preocupação com as execuções sumárias de mais de 70 civis ucranianos pelas forças russas. A agência da ONU também documentou 864 casos de detenção arbitrária por tropas russas, muitos dos quais equivaleram a desaparecimentos forçados, disse.
- O enviado da China à União Europeia sugeriu que Pequim poderia apoiar o esforço da Ucrânia para recuperar sua integridade territorial de 1991, que inclui a Crimeia – a península anexada pela Rússia em 2014. Regiões ucranianas agora ocupadas pela Rússia, Fu Cong disse: “Não vejo por que não”.
- O enviado de paz do Papa Francisco à Ucrânia iniciou uma visita à Rússia – a primeira de um alto funcionário do Vaticano desde que Moscou lançou sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022. O cardeal Matteo Maria Zuppi passará dois dias em Moscou para “promover uma solução para a atual trágica situação e encontrar maneiras de alcançar uma paz justa”.
- A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, pediu à África do Sul que ajude a acabar com a guerra na Ucrânia. “A guerra de agressão da Rússia não só trouxe sofrimento terrível para o povo da Ucrânia, mas também abriu uma ferida que vai muito além da Europa, agravando as crises de alimentos e energia em muitas partes do mundo e muitas partes da África”, disse ela. .
- O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, disse que o Reino Unido continuará pressionando pela rápida adesão da Suécia à OTAN. Sua oferta de adesão foi retida pela Turquia e Hungria.
armas
- Os EUA anunciaram um novo pacote de ajuda militar de $ 500 milhões para a Ucrânia para reforçar a contra-ofensiva em andamento. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que o pacote incluiria “veículos blindados Bradley e Stryker adicionais, munição para HIMARS, Patriots e Stingers”.
consequências do motim de Wagner
- O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que negociou um acordo para acabar com a revolta de fim de semana do Grupo Wagner de mercenários, disse que o chefe do Wagner, Yevgeny Prigozhin, havia chegado à Bielo-Rússia. Em um discurso na capital Minsk, Lukashenko disse que o motim foi “doloroso” para ele assistir.
- A Rússia anunciou que desistiu de um processo criminal contra Wagner e disse que o grupo iria transferir suas armas pesadas para as forças armadas regulares.
- Putin disse que Wagner foi inteiramente financiado pelo Estado russo, que gastou 86 bilhões de rublos (US$ 1 bilhão) no grupo de maio de 2022 a maio deste ano.
- Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o Wagner Group, visando empresas com sede na República Centro-Africana, Emirados Árabes Unidos e Rússia, que disseram estar “envolvidas em negociações ilícitas de ouro para financiar” a organização mercenária.
- Os vizinhos da Bielorrússia, incluindo a Lituânia e a Polônia, expressaram preocupação com os riscos da presença de Wagner na Bielorrússia para a região. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que é muito cedo para determinar os efeitos da mudança, mas que a aliança está pronta para se defender contra qualquer ameaça.
- O líder da oposição russa preso, Alexey Navalny, disse que “não há ameaça maior” para a Rússia do que o governo de Putin. “Não foi o Ocidente ou a oposição que derrubou os helicópteros russos sobre a Rússia”, ele postou no Twitter, referindo-se à aeronave atingida durante a revolta de Wagner.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post