Na tarde desta segunda-feira (30), um temporal com granizo em Barueri causou o desabamento de parte do teto de um supermercado localizado na Rua Campos Sales, no centro de Barueri. O incidente ocorreu por volta das 14h30, quando uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada.
Segundo os bombeiros, quatro pessoas foram socorridas com ferimentos leves. Duas mulheres sofreram contusões nas pernas e costas. Vídeos enviados à TV Globo registraram o momento exato do desabamento, mostrando correria e gritaria no local.
A prefeitura de Barueri informou que a Defesa Civil e o coordenador-geral foram ao local para prestar atendimento, juntamente com o Corpo de Bombeiros. Felizmente, nenhuma pessoa foi atingida por escombros.
Ismenia de Souza, cliente do supermercado, relatou à GloboNews que estava no caixa quando viu o teto começar a vazar água e, logo depois, desabar. Ela conta que, ao tentar sair do local, caiu e foi pisoteada por outras pessoas em meio à confusão. “A sensação foi de total medo, terror”, afirmou Ismenia, que também teve escoriações pelo corpo.
A previsão do Inmet para esta segunda-feira já indicava chuva com queda de granizo para Barueri e outras cidades da região, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A chuva de granizo em Barueri se forma em pontos mais altos da atmosfera, onde a brusca mudança de temperatura faz com que as gotas de água se solidifiquem em pedras de gelo dentro das nuvens cumulonimbus.
Este incidente em Barueri segue um padrão de tempestades recentes, já que, no dia anterior, uma chuva de granizo atingiu Cajamar, também na Grande São Paulo, causando danos em casas e veículos, e também a queda de parte do teto de um shopping. Em Cajamar, mais de 150 casas foram afetadas, além da queda de 20 árvores. A prefeitura de Cajamar está oferecendo suporte financeiro às famílias afetadas e distribuindo lonas.
Compartilhe este post