Golpe do Pix: veja dicas de como se proteger

Geral

O Pix, sistema de transferências instantâneas, revolucionou as transações financeiras no Brasil, mas também atraiu a atenção de criminosos. Com o aumento da popularidade do Pix, crescem também os golpes que o utilizam. É fundamental estar atento e conhecer os principais tipos de golpes para se proteger.

Alguns dos golpes mais comuns envolvendo o Pix são:

  • Clonagem de WhatsApp: O golpista pode clonar o WhatsApp da vítima para aplicar golpes em seus contatos ou se passar por um amigo ou familiar para pedir ajuda financeira via Pix.
  • Falso atendimento bancário ou suporte técnico: O criminoso se passa por um funcionário do banco ou de um serviço de suporte técnico e solicita dados bancários ou induz a vítima a realizar uma transferência via Pix.
  • Pix multiplicador ou bug do Pix: Notícias ou propagandas falsas nas redes sociais prometem ganho rápido de dinheiro através de transferências, explorando a falsa promessa de multiplicação de valores ou a existência de bugs no sistema.
  • QR Code falso: O golpista cria um QR Code falso para receber o dinheiro que deveria ir para outra conta, direcionando a vítima para sites falsos que induzem ao pagamento via Pix.
  • Pix errado: O golpista alega ter enviado um Pix por engano para a conta da vítima e solicita o estorno do valor, muitas vezes alegando urgência.

Para se proteger contra o golpe do Pix, a Serasa dá dicas:

  • Conferir todos os dados do destinatário antes de realizar a transferência.
  • Não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais.
  • Cadastrar as chaves Pix diretamente no aplicativo da instituição financeira.
  • Desconfiar de promoções ou táticas para ganhar dinheiro após realizar transferências via Pix.
  • Ter atenção com mensagens que pedem que o Pix seja feito com urgência.

Em caso de suspeita ou confirmação de golpe, entre em contato com o banco imediatamente e registre um boletim de ocorrência. É importante agir rápido para tentar recuperar o dinheiro e evitar que o golpista faça novas vítimas.

Golpe do Pix: veja dicas de como se proteger
Golpe do Pix: veja dicas de como se proteger

Além do golpe do Pix, outros tipos de fraudes financeiras também têm sido investigados, como no caso de um colombiano preso no Maranhão por estelionato junto à Caixa Econômica Federal.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário