Chuvas no Piauí – Sete barragens, das 14 que são monitoradas pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), já atingiram o volume máximo, provocando sangramento, segundo informou o órgão. Nessa terça-feira (08), o rio Longá entrou em alerta de cota à altura do município de Esperantina, região Norte do estado.
As chuvas intensas, segundo o diretor de engenharia Antonio Marcos Silva, provocam grandes acumulados de água, resultando no processo de sangramento das barragens.
“Na região Norte, todas as barragens, com exceção da Barragem do Bezerro, já atingiram sua capacidade máxima. O sangradouro é importante porque é uma estrutura que permite que essa água excedente, que chega nas barragens, possa voltar para seu curso natural”, explicou o engenheiro.
Onde os reservatórios estão sangrando, na região Norte do estado, o abastecimento d’água opera regularmente e de forma satisfatória, segundo o Idepi, mas algumas regiões do Sul do Piauí estão sofrendo com barragens com níveis de água muito abaixo de sua capacidade.
Nos lugares que estão sofrendo com a seca, o engenheiro Antonio Marcos disse que a Agespisa está atuando regularmente na tentativa de solucionar as crises hídricas, monitorando e viabilizando serviços para que não ocorra a falta d’água.
“Uma das saídas adotadas pela Agespisa para solucionar o problema da falta de água em barragens e desabastecimentos de cidades, como exemplo em Simões, é a busca por adutoras em outras barragens, de outras cidades”, explicou Antônio ao g1.
Além do funcionamento regular, o Idepi também monitora constantemente a estrutura física dessas 14 barragens assistidas pelo órgão. Algumas dessas, estão passando por reparos atualmente. Antônio citou o exemplo do reservatório de Piracuruca, Salinas e Algodões, onde os serviços de manutenção, recuperação superficial de drenagem e reposição de equipamentos furtados estão sendo feitos.
Barragens que atingiram a cota
- Mesa de Pedra – em Valença do Piauí;
- Emparedado e Corredores – em Campo Maior;
- Bezerro – em José de Freitas;
- Salinas – em São Francisco do Piauí;
- Piracuruca – em Piracuruca;
- São Vicente – em São Miguel do Tapuio.