Vereadores de Pajeú do Piauí registraram nesta sexta-feira (22) um significativo avanço na pauta ambiental do município. Os legisladores Edilberto Almeida (presidente da Câmara) e Neide Cabedo participaram da 2ª Formação para Professores – Educação Ambiental, evento que foi realizado na Unidade Escolar Cícero Cabedo.
O evento destaca também mudanças climáticas, poluição e preservação ambiental, visando a capacitação dos professores dos ensinos fundamental inicial e final. Com o tema “Mudanças Climáticas e Preservação do Meio Ambiente”, a formação teve início às 07h30, com atividades programadas até as 18h.
Na ocasião, houve a doação de 2.000 mudas de árvores frutíferas ao município, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Pajeú do Piauí. Em um gesto simbólico de conscientização, 58 mudas serão entregues aos participantes durante a Formação para Professores.
“Cada muda entregue hoje representa um passo em direção à revitalização do nosso meio ambiente. Esta ação reflete o poder da colaboração entre educação e política para o bem-estar de nossa comunidade. Investir na educação ambiental através da formação dos professores é investir no futuro de Pajeú. Os professores formados hoje são os cultivadores do amanhã.”, pontuou a vereadora Neide Cabedo.
A entrega das mudas, prevista para hoje, não só reforça o compromisso do município com a sustentabilidade, mas também atua como um mecanismo de educação e engajamento comunitário. As mudas (laranja, tangerina, tamarindo, goiaba, manga) destinam-se a enriquecer espaços como escolas, praças, encostas de morros e áreas rurais, incentivando o envolvimento do homem do campo no processo de reflorestamento e manutenção da biodiversidade local.
O presidente da Câmara, Edilberto Almeida acredita que a iniciativa representa avanços na consciência ecológica no município. “A educação ambiental é o alicerce para um futuro sustentável. Ao fornecer essas mudas, estamos plantando as sementes de uma consciência ecológica mais forte em Pajeú. A formação dos professores é um passo fundamental para semear a conscientização ambiental nas novas gerações. Cada educador capacitado é um agente de mudança no nosso município”
Fotos: Francinete Andrade e Neide Cabedo
Compartilhe este post