Dificuldades financeiras impedem reaquecimento do Turismo no Piauí

Piauí

Apesar da melhora no cenário nacional, piauienses ainda viajam menos do que em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, principalmente pela falta de recursos. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, que divulgou nesta sexta-feira (13) os dados do Suplemento de Turismo de 2023.

Enquanto a média brasileira de viagens cresceu 55,09% em comparação a 2020, o Piauí registrou uma queda de 11,85%. No estado, cerca de 41% dos domicílios onde não houve viagens em 2023 apontaram a falta de dinheiro como o principal motivo. Esse fator coloca o Piauí entre os quatro estados que ainda não recuperaram o número de viagens registrado em 2020, ao lado do Rio Grande do Norte, Roraima e Acre.

Sobre o Turismo no Piauí, a pesquisa também revelou que a falta de recursos financeiros foi o principal motivo para a não realização de viagens em todos os estados do país, com exceção do Maranhão, onde a “falta de necessidade” se destacou. No Piauí, os outros motivos mais citados foram a falta de necessidade (26,1%), falta de interesse (11,9%) e falta de tempo (10,8%).

Os dados evidenciam os desafios para o desenvolvimento do turismo no estado, mesmo com os gastos médios dos piauienses em viagens com pernoite (R$1.325,00) acima da média do Nordeste (R$ 1.170,00). A PNAD Contínua demonstra que políticas públicas de incentivo ao turismo, com foco na geração de renda e acesso a serviços turísticos, são fundamentais para que os piauienses possam aproveitar os benefícios econômicos e sociais do setor.

Falta de recursos impede reaquecimento do Turismo no Piauí
Falta de recursos impede reaquecimento do Turismo no Piauí
Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário