Expedição Sertão Colonial Amarante museu

Expedição Sertão Colonial enaltece patrimônio histórico e cultural de Amarante

Amarante

Nesta sexta-feira (18), o município de Amarante teve um dia de fortalecimento da sua cultura e valorização do patrimônio arquitetônico com a passagem da Expedição Sertão Colonial.

A expedição é um programa de extensão da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), que visa fortalecer a importância do patrimônio histórico e cultural do Estado.

Ao Somos Notícia, o desembargador federal Carlos Eduardo Brandão considerou que a expedição é uma viagem “quase espiritual para retornar a um passado de conquistas”.

“Quando falamos de história, falamos das dimensões material e imaterial, que é esse patrimônio simbólico e que tem que ser valorizado por ser de uma cultura de heróis. O roteiro veio por Amarante para prestigiar essa cidade encantadora, e que guarda um grande e importante acervo”, disse o desembargador.

A inserção do município de Amarante no Mapa do Turismo Brasileiro foi colocada pelo secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Brandão, como uma das conquistas mais importantes. Segundo ele, a passagem da expedição está relacionada à conquista.

“A nossa luta nos dois primeiros anos de governo, frente à Cultura, era buscando que nossa cidade fosse divulgada, vista e reconhecida. Entramos no Mapa Nacional do Turismo. Essa expedição não veio à toa, e sim porque (Amarante) foi pesquisada. Os integrantes da expedição estão dizendo que nunca viram a cidade tão organizada como estão vendo”, afirmou Ronaldo.

O secretário de Educação, Ironilson Lima, considera que a expedição tem um valor educacional.

“Quando a gente vê uma expedição do calibre desta, a gente fica feliz. Tivemos desde a manhã de hoje com visita ao centro de Amarante e palestras de intelectuais, além do depoimento deles sobre a nossa cidade. Isso é positivo para a cultura, turismo e educação de Amarante. Eles trazem, repassam e levam conhecimento, além de levar o nome da nossa cidade”, disse.

O prefeito Diego Teixeira esteve no Lira Eco Parque recepcionando e acompanhando a expedição. “Vim com carinho dar a atenção devida à todos da Expedição Sertão Colonial. Amarante é parte desse roteiro porque, sem dúvida, é uma cidade importante nesse contexto histórico piauiense. Nós temos um conjunto arquitetônico muito bonito. Na ocasião do percurso, vamos visitar o casario e os museus, que completam a beleza do nosso patrimônio. Nós conseguimos com esse intercâmbio a organização do evento e a otimização do roteiro no nosso município, valorizando o nosso conjunto arquitetônico e o turismo.”

Os ex-candidatos a governador do Piauí, Luciano Nunes e Elmano Ferrer, participaram da expedição. A ex vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, também participou da visita a Amarante na ocasião da expedição. Ela considerou em entrevista ao Somos Notícia que a cidade é “uma das mais visitadas e melhor preservadas” do roteiro.

“Em termos culturais o Piauí precisa ser descoberto ou, pelo menos, revisitado. Nós temos um patrimônio arqueológico e cultural que está adormecido. Precisamos das pessoas para reverem e valorizarem esses lugares. Nesse percurso, talvez Amarante seja a mais conhecida e a mais visitada e melhor preservada. Nós temos (na expedição) historiadores e pessoas de diversas áreas que vivem mergulhadas nos livros, estudando. Às vezes está tão do nosso lado que a gente esquece de olhar com um olhar especial”, enfatizou.

O escritor e membro da Academia Piauiense de Letras do Piauí, Elmar Carvalho, participou da expedição. Em sua fala ao público em Amarante, ele sugeriu a criação do mausoléu e memorial de Da Costa e Silva.

“A minha ideia é que seja construído um mausoléu e memorial para que as cinzas de Da Costa e Silva possam repousar e, ao mesmo tempo, que sua memória de grande poeta seja mantida. Se for feito, no memorial podiam estar seus poemas expostos em placas e bâneres como também um auditório para apresentação de poetas, cantores, compositores da terra amarantina”, disse ele.

Os integrantes da Expedição Sertão Colonial visitaram pontos históricos de Amarante, a exemplo da Escadaria Da Costa e Silva, onde posaram para as fotos oficiais. A visita à Escadaria aconteceu ao som da banda Nova Euterpe, de Amarante.

A expedição seguiu, por volta das 17h20, para o município de Oeiras, com programação prevista para ser finalizada às 22h.

O encerramento acontece nesse sábado no município de Campinas do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Simplício Mendes e retorno a Teresina às 14h.

Vídeo e fotos: Leomar Duarte

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa