Três mortes que foram apontadas como causadas por coronavírus no Piauí foram descartadas, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (25). Quatro casos seguem sob investigação.
Os pacientes são um homem de 77 anos (Bom Jesus), uma criança de 13 anos (Oeiras), uma criança de um ano de idade, do sexo feminino, e um homem de 52 anos (São Raimundo Nonato) e dois homens em Teresina.
Desses sete casos, três deram negativo para Covid-19. A Sesapi informou ainda que os outros quatro suspeitos estão sendo investigados, mas não informou quais casos tiveram resultados negativos.
De acordo com a coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, da investigação os três óbitos que foram descartados para Covid-19, positivaram para os vírus da influenza A e B, que estão circulando no estado. No caso da Influenza A e B, o paciente tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar.
Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.
Compartilhe este post